Rafael Fonteles lança 72ª edição da Expoapi e fala em fase de industrialização

A Expoapi contará com exposições de animais, leilões, feira de venda de produtos e tecnologias voltadas para o público de empreendedores desse segmento no Piauí e demais estados brasileiros

Governador do Piauí lança 72ª edição da Expoapi e fala em fase de industrialização | Fábio Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o lançamento da 72ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), na manhã desta terça-feira (14), o governador Rafael Fonteles (PT) citou o estímulo da industrialização do Piauí como um dos impactos da nova edição de uma das maiores feiras agropecuárias da região Nordeste, programada para ocorrer de 3 a 10 de dezembro no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, BR-343, em Teresina.

Segundo o governador, o estado está prestes a iniciar um processo de fortalecimento da industrialização no setor agropecuário, com a implantação de frigoríficos e usinas de biocombustíveis. A valorização do potencial agropecuário e o aumento da geração de renda como consequência desses avanços foram destacados durante seu pronunciamento. 

Rafael Fonteles lança 72ª edição da Expoapi e fala em fase de industrialização - Foto: Fábio Carvalho

"O Piauí está cada vez mais descoberto nesse potencial agropecuário, e nossa grande vontade agora é passarmos por um período de agregação de valor. Tanto na produção de grãos quanto na pecuária, é crucial entrarmos nessa fase de industrialização com frigoríficos e usinas de biocombustíveis, para verdadeiramente agregar mais valor e gerar mais emprego e renda para nosso povo. É isso que estamos estimulando com nossas viagens para fora do país e aqui dentro do estado do Piauí, promovendo esse pensamento de agregação de valor, seja para o pequeno produtor ou o grande. Todos podem estar envolvidos nessa fase de industrialização que o Piauí está prestes a vivenciar", falou.

Rafael Fonteles (PT) lança 72ª edição da Expoapi e fala em fase de industrialização (Foto: Fábio Carvalho)

Ao lado de secretários e apoiadores, o governador salientou que a Expoapi aproxima os municípios do Norte do estado dos avanços tecnológicos e agrícolas ocorridos nas cidades do Cerrado. "A feira consolidou-se como referência, e nossos criadores estão aprimorando cada vez mais, melhorando a qualidade de seu rebanho. Neste ano, destaco o trabalho dos secretários Fábio Xavier [Secretário de Estado do Agronegócio] e Fábio Abreu [Secretário Estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária], além do deputado João Madson, entusiasta da causa. A Expoapi também incluirá a feira agropecuária de Teresina, abrangendo a agricultura e a tecnologia, aproximando o Norte do estado do que ocorre no Cerrado Piauiense", afirmou Rafael Fonteles.

Rafael Fonteles lança 72ª edição da Expoapi e fala em fase de industrialização - Foto: Fábio Carvalho

Uma das características mais marcantes da Expoapi são as exposições de animais. Produtores rurais locais e nacionais exibem seus melhores exemplares de gado, equinos, ovinos, caprinos e outras espécies. Essas exposições não apenas promovem a qualidade genética, mas também incentivam a troca de conhecimento e técnicas entre criadores.

O Secretário Estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), Fábio Abreu, disse, durante o lançamento da Expoapi, que no evento serão abordados vários aspectos, investidores com seus produtos, animais, equipamentos, assim como, os que se prepararam para comprar esses produtos, sem falar nas associações e o público em geral.

Rafael Fonteles lança 72ª edição da Expoapi e fala em fase de industrialização - Foto: Fábio Carvalho

"Aqui serão observados vários aspectos. Nós temos o aspecto daqueles investidores que querem apresentar os seus produtos, principalmente animais, a parte de equipamentos, máquinas agrícolas, assim como aqueles que se projetaram, se prepararam para investimentos na compra desses produtos. O outro ponto é a questão de outras categorias, de outras associações, tem um evento voltado para leilões de animais, de cavalos, mas também a parte social com disputa na parte das vaquejadas. Então, todo esse processo e aquelas pessoas que têm, assim, o costume anual de vir aqui ao parque para se divertir, para trazer suas crianças, para acompanhar todo esse processo. Eu acredito que esse ano vai ser um ano bastante propício para nós termos aqui um evento muito grandioso", disse o secretário.

A feira agropecuária é um ponto de encontro para empresas e produtores rurais. Ela oferece uma ampla variedade de produtos e serviços relacionados à agricultura, pecuária, tecnologia agrícola, nutrição animal, maquinário agrícola e muito mais. É um local onde os participantes podem encontrar as últimas inovações do setor.

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo, disse que, a Expoapi é um evento grandioso e tradicional no estado. Acrescentou ainda a força do estado na exportação de sêmen, para melhoramento de rebanhos.

Rafael Fonteles lança 72ª edição da Expoapi e fala em fase de industrialização - Foto: Fábio Carvalho

"Esse é um evento grandioso, uma tradição e o Piauí mostrou, nesses anos todos de evento, muita competência em melhorar o seu rebanho. Hoje, o Piauí consegue exportar, por exemplo, sêmen, para melhoramento de rebanhos em outros estados. A Expoapi consegue atrair gente do Brasil inteiro para fazer compras do nosso rebanho. É um item que tem melhorado cada vez mais a pecuária no nosso Estado, então é um evento muito importante. Por isso, eventos como esse devem ser valorizados para que aqui as pessoas possam vir, possam comprar, melhorar os seus rebanhos e, com isso, proporcionar geração de emprego e renda para o nosso estado. 

O depurado estadual João Mádison, disse que, um dos diferenciais este ano na Expoapi, será a exposição de maquinário na área da agricultura, destacando o potencial do Piauí na soja e no milho. O deputado também falou dos leilões que irão acontecer durante o evento e falou do ProGenética, programa que vai atender os pequenos criadores, que não possuem condição de fazer inseminação, para melhoramento do rebanho.

Rafael Fonteles lança 72ª edição da Expoapi e fala em fase de industrialização - Foto: Fábio Carvalho

"Uma das coisas importantes neste ano aqui é o maquinário também da área da agricultura. Isso é importante, que vai estar aqui mostrando o potencial do Piauí na área da soja, na área do milho e também, que já é a tradição, a pecuária em si. Nós vamos ter aqui vários leilões do Gileteiro, com o Giro Holanda, que é da fazenda JM. No sábado nós vamos ter também um leilão tradicional de touros, vamos ter também de ovinhos e caprinos. Então as pessoas precisam investir em genética, para que a gente tenha as condições necessárias para vender esse produto para fora. Nós vamos lançar o ProGenética, que é pra mim o maior projeto de genética que o Piauí já teve. Que vai atender os pequenos, que não tem condição de fazer inseminação não só em ovinos e caprinos, mas também em bovinos. Aqueles que vão vender, vão vender melhor", disse.

O secretário do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, Fábio Xavier, destacou a participação dos produtores de grãos para engrandecer o evento. “Vamos ter um local só com o pessoal do agronegócio. Temos o pessoal da Associação dos Produtores de Soja (Aprosjoa), e outras empresas do segmento, como o Grupo Progresso, Fazenda Ipê, Grupo Insolo, AZN”, disse o gestor. 

Rafael Fonteles lança 72ª edição da Expoapi e fala em fase de industrialização - Foto: Fábio Carvalho

O presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, disse que, a Expoapi está sendo preparada com todo carinho para receber os visitantes e para atrair investimentos, já que a feira divulga as potencialidades do estado para todo o país, sendo um movimento comercial muito forte.

Rafael Fonteles lança 72ª edição da Expoapi e fala em fase de industrialização - Foto: Fábio Carvalho

"Nós estamos preparando a Expoapi com todo carinho para receber as pessoas que vêm visitar aqui, para sentir um pouco desse ambiente rural, desse ambiente do Agro e também para mostrar o Piauí para o Brasil. São oito dias que todas as televisões, todos os canais do Agro estarão voltados para o Piauí mostrando a nossa grandeza, o que isso repercute? Repercute em novos investimentos. A cada ano nós temos novos criadores investindo no Piauí, novos criadores investindo no Cerrado, na Pecuária, e é para isso que serve a Expoapi, para mostrar as nossas potencialidades e para troca de conhecimento e geração de emprego e de renda para os nossos criadores que trabalham os 365 dias do ano da porteira para dentro nas suas fazendas. É um movimento comercial muito forte durante os dias do evento", disse.

A Expoapi contará com exposições de animais, leilões, feira de venda de produtos e tecnologias voltadas para o público de empreendedores desse segmento no Piauí e demais estados brasileiros. A edição deste ano deve movimentar R$ 40 milhões em negócios e registrar a circulação de 300 mil pessoas durante os oito dias, segundo a organização do evento, feita pela Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES