Rafael Fonteles visita posto de combustível em operação com hidrogênio na China

''A transição energética já é uma realidade e serve de grande incentivo para que possamos continuar em busca de investimentos para esse setor no Piauí’’, afirmou

Rafael Fonteles cumpre agenda na China | Reprodução- Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cumprindo agenda na China, o governador Rafael Fonteles (PT) visitou nesta segunda-feira (23) um posto de combustível já em operação com o hidrogênio em Pequim. ‘’Experiência que reforça nossa convicção de que a transição energética já é uma realidade e serve de grande incentivo para que possamos continuar em busca de investimentos para esse setor no Piauí’’, afirmou.

O chefe do Executivo estadual se reuniu com representantes de algumas das mais de 100 empresas instaladas atualmente na Zona Internacional de Demonstração de Energia de Hidrogênio, localizada no distrito de Daxing. ‘’Também discutimos a possibilidade de um trabalho em conjunto entre o Piauí e a China para que nosso estado avance rapidamente na produção de hidrogênio verde, inclusive com pesquisa e desenvolvimento’’, pontuou. 

Governador Rafael Fonteles na China Foto: Ascom 

A zona tem como objetivo promover a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à energia do hidrogênio. Ela busca, ainda, promover a cooperação internacional em energia do hidrogênio e estabelecer um sistema global de energia limpa, com o intuito de acelerar a transição energética para um planeta mais sustentável.  Atualmente, cerca de 170 empresas, entre chinesas e internacionais, estão instaladas na região. A expectativa é de que a zona abrigue até 400 empresas, até o fim de sua implantação. 

Governador Rafael Fonteles na China Foto: Ascom 

O governador destacou que a China está avançada para o uso do hidrogênio em substituição aos combustíveis fósseis. "Está cada vez mais evidente que o mundo inteiro tem se preparado para essa quarta revolução energética. Dito isso, viemos apresentar as vantagens comparativas do Piauí e discutir a possibilidade de um trabalho em conjunto entre o estado e a China. Na oportunidade, conversamos com algumas das empresas instaladas aqui na zona, onde pudemos colocar o nosso estado como referência mundial na produção do hidrogênio e discutimos a chegada de investimentos ao nosso estado", pontuou.  

Nas redes sociais, Fonteles agradeceu a recepção do diretor do Departamento de Serviços da Zona de Demonstração de Hidrogênio, XIE Tao; do vice-presidente do Sino Hytec Daxing, Mou Xiaojie; do vice-diretor-geral do HERS, Zhang Jin; do gerente de venda do Departamento da Venda Internacional do SinoHY Energy, Wei Dong; e do CEO da região EMEA do SinoHY Energy, Daniel F. Salamanca.

Governador cumpre agenda no continente asiático 

O governador Rafael Fonteles chegou à China com o intuito de fortalecer relações internacionais e impulsionar o desenvolvimento econômico do Piauí. Durante esta missão, que também inclui paradas no Japão e na Coreia do Sul, o foco principal é atrair investimentos e demonstrar as potencialidades do estado brasileiro.

Ele destacou que as missões oficiais que vem fazendo desde o início da gestão a vários países têm como principal objetivo conhecer e trazer para o Piauí novos conhecimentos, tecnologias e empreendimentos.

Nessa jornada pela Ásia, Rafael Fonteles buscará estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas, com ênfase em áreas estratégicas como hidrogênio verde, pescado e aprimoramento dos serviços públicos. O Piauí procura aprender com as melhores práticas de países asiáticos, como Japão, Coreia do Sul e a China, que se destacam em educação, governança digital e tecnologia da informação.

A programação na China inclui encontros com empresas como a China Communications Construction Company (CCCC) e a Genertec International, visando alinhar projetos de infraestrutura com suas capacidades técnicas. O governador também visitará a Siderúrgica Hebei Iron and Steel Group Co / HBIS e a sede da Huawei em Pequim para explorar oportunidades em tecnologia e segurança pública.

Em Xiamen, está prevista uma visita ao Porto do Futuro e ao Terminal Hairun, o primeiro Porto Inteligente da China, com a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para cooperação no Porto de Luís Correia. Além disso, o governador explorará a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen, um centro de inovação e comércio internacional, buscando parcerias para desenvolvimento e inovação.

A agenda também inclui encontros com o Centro de Parceria dos BRICS sobre Nova Revolução Industrial e Inovação, a Prefeitura de Xiamen e eventos de matchmaking entre empresários locais e piauienses. O governador encerrará sua missão com uma reunião no New Development Bank com a ex-presidente Dilma Rousseff, com o intuito de apresentar projetos do Piauí e buscar apoio institucional e financiamento.

Essa viagem internacional tem o potencial de fortalecer as relações do Piauí com países asiáticos, trazendo investimentos e expertise que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do estado.

Com informações: Ascom 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES