Rafael sanciona lei que induz a transição agroecológica e o desenvolvimento sustentável

Está previsto ainda na lei a criação do Conselho Estadual de Agroecologia do Piauí (Ceapi) para gestão e controle social da Peapi

Rafael sanciona lei que induz a transição agroecológica e o desenvolvimento sustentável | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei nº 8.288, que cria a Política Estadual de Agroecologia do Estado do Piauí (Peapi). A norma tem como objetivo integrar, articular e adequar políticas, programas e ações indutoras da transição agroecológica e de base agroecológica, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população. Publicada no Diário Oficial do Estado, nessa quarta-feira (10), a lei já se encontra em vigor.

A Peapi irá beneficiar, especialmente, agricultores familiares. Para isso, o Governo do Estado criará linhas de crédito especiais para a produção de base agroecológica e transição agroecológica, bem como para financiar projetos; apoiar e articular estruturas e mecanismos que facilitem a oferta e consumo dos produtos; estabelecer convênios, contratos e termos de cooperação. Está prevista ainda a concessão tributária, sanitária e ambiental diferenciada e favorecida para produtos, tecnologias e equipamentos apropriados para a produção de base agroecológica e em transição agroecológica; e a promoção da construção do conhecimento agroecológico por meio das escolas, instituições de ensino superior e técnico.

A partir dessas ações, o Governo do Estado, por meio da Peapi, quer fortalecer a produção em quantidade, qualidade e diversidade de alimentos e demais produtos da sociobiodiversidade; conservar o patrimônio cultural e natural; dinamizar as redes locais de economia solidária; construir relações sociais justas entre mulheres e homens e entre gerações; dar visibilidade aos povos rurais; reconhecer o valor do conhecimento e da cultura popular; bem como a diversidade étnica, contribuindo para a construção de uma sociedade sustentável, igualitária e democrática.

Está previsto ainda na lei a criação do Conselho Estadual de Agroecologia do Piauí (Ceapi) para gestão e controle social da Peapi, que será criado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e terá o seu funcionamento e atribuições especificadas em regulamento próprio, elaborado e aprovado em assembleia. O Ceapi será composto paritariamente por entidades e movimentos da sociedade civil com reconhecida atuação no âmbito da agroecologia e os órgãos do poder público. O Estado deverá criar, também, um sistema participativo de certificação de produtos de base agroecológicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES