Rede Meio Norte prepara programação especial para celebrar o Dia do Piauí

“Dia de Feira” e “Terra do Sol e dos Ventos” traduzirão em imagens e entrevistas com a comunidade local um Piauí cheio de surpresas.

Meio Norte prepara programação para celebrar o Dia do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Rede Meio Norte preparou uma programação especial para o Dia do Piauí, com a exibição de dois documentários que abordarão os aspectos culturais e econômicos do estadoApresentados pelo jornalista Helder Felipe, "Dia de Feira" e "Terra do Sol e dos Ventos" traduzirão em imagens e entrevistas com a comunidade local um Piauí cheio de surpresas e rico em cultura, gastronomia e energias renováveis.

O documentário "Dia de Feira" será exibido às 8h30, no horário do programa "Revista Meio Norte". A equipe de jornalismo da Rede Meio Norte viaja até as cidades de Pedro II, São Raimundo Nonato, Picos, Oeiras e Teresina para mostrar como os mercados públicos e feiras livres se inserem como lugares de contato face a face e como essas relações comerciais constroem e definem a cultura piauiense. 

"No documentário 'Dia de Feira' mostramos como a história do estado também passa pelos grandes mercados, e como eles são pontos importantes não apenas de alimentação, mas também de convivência e de valorização cultural. Visitamos 8 cidades e mostramos como a história desses lugares se confundem com a história do próprio desenvolvimento regional, em todos os aspectos", explicou o jornalista Helder Felipe.

Rede Meio Norte prepara programação especial para celebrar o Dia do Piauí (Foto: Helder Felipe)

A história de comerciantes, depoimentos do público que frequenta esses espaços e a narrativa sensível diante do papel dos mercados para a população mais antiga que vive nessas cidades estão entre os ângulos retratados na produção. "Dia de Feira" aborda também o artesanato, com a tecelagem, e a lapidação da preciosa pedra opala, e a gastronomia, com a exibição das iguarias e outras delícias que são vendidas nos mercados públicos do Piauí.

Equipe da TV Meio Norte visita os principais mercados públicos do Piauí (Foto: Helder Felipe)

Por outro lado, "Terra do Sol e dos Ventos" será exibido no dia 19, às 16h30, no horário do programa "Chega Mais". Este documentário faz o mapeamento do crescimento e desenvolvimento econômico do Piauí através da produção das energias eólica e solar. 

O Piauí é líder na geração de energia eólica no Brasil, com um impressionante crescimento de 24,85% em 2022, superando todos os outros estados. O estado também registrou um crescimento considerável na geração de energias renováveis, com um aumento de 25,7% entre 2021 e 2022.

"Em 'Terra do sol e dos ventos' mostramos esse grande potencial que o Piauí possui tanto para a geração de energia eólica como para a energia solar. O vento e o sol, que antes eram sinônimos apenas de uma realidade castigante, hoje já viram outra realidade. Hoje o maior complexo eólico da América Latina fica em nosso estado e nós visitamos. Fomos também em várias usinas de energia fotovoltaica e mostramos como essas fontes de energia limpa impactam na sustentabilidade", relatou Helder.

O documentário também vai apresentar as caracteríticas do município de Queimada Nova, que possui cerca de 8.500 habitante, e como boa parte dos empregos gerados na região estão ligados direta ou indiretamente à instalação das empresas de energia eólica.

Dia do Piauí

A história do Piauí é marcada pelo movimento libertário em 1822, que levou à independência da província de Portugal no dia 19 de outubro. Antes da chegada dos portugueses, o Piauí era habitado por diversas tribos indígenas que viviam próximos ao litoral e ao Rio Parnaíba. 

A Capitania do Piauí foi estabelecida em 1758, com a capital em Oeiras, e o estado foi governado por oligarquias rurais até o início da República. No século XX, o Piauí experimentou um rápido crescimento econômico em Teresina, impulsionado por investimentos nacionais e estrangeiros. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES