Rede Meio Norte transmite documentário sobre Quilombo Mimbó, no Piauí

A comunidade é a primeira a ser reconhecida como quilombola no Piauí e possui 136 famílias.

Rede Meio Norte transmite documentário sobre Quilombo Mimbó, no Piauí. | Foto: Reprodução Mateus Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Abordando os diferentes olhares do Piauí, a Rede Meio Norte irá transmitir neste domingo (10), às 21:30h, o documentário “MIMBÓ: Artesanato e Resistência Feminina”, apresentando uma perspectiva cultural e empreendedora das mulheres da comunidade quilombola Mimbó, localizada na zona Rural de Amarante. 

“Enquanto repórter e jornalista, me senti muito prestigiado por ser escolhido pela direção do grupo, para poder falar desse pequeno espaço, aqui no estado do Piauí, que é grandioso em cultura e riqueza humana, o Mimbó. Foi muito bom contar a história daquele povo, sentir a energia positiva que o Mimbó traz para os visitantes. Além do aconchego e a recepção, que a gente encontra naquelas pessoas”, afirmou o jornalista e repórter da emissora, Matheus Oliveira. 

Gravação do documentário em Amarante, no Sul do Piauí./ Foto: Reprodução Mateus Oliveira

Com o objetivo de contar a história de resistência do quilombo, que possui mais de 200 anos, o documentário também mostrará o trabalho de artesanato feito pelas mulheres locais, que recebem apoio de especialistas, como a Kalina Rameiro, estilista e artesã. A empresária prestou  uma consultoria para as artesãs, possibilitando a profissionalização do artesanato, criando uma identidade que é o “Mimbó Artesanato".

“Foi uma experiência gratificante. Falo em nome também do cinegrafista Avelino Neto, que também ficou muito encantado com as belezas naturais, com a cultura, com o artesanato no geral, e a força daquelas mulheres que lutam a cada dia, levando em consideração toda essa história de força e resistência do Mimbó”, ressaltou o repórter. 

Bolsa feita com retalhos já é artigo vendido pelas mulheres | FOTO: Raíssa Morais

Mimbó é a primeira a ser reconhecida oficialmente como uma comunidade quilombola desde 2006 pela Fundação Cultural Palmares, e possui 136 famílias. Ao todo, treze mulheres construíram um negócio que se tornou exemplo de emancipação e empreendedorismo. A partir de retalhos de tecido, elas retratam a cultura local e garantem uma renda digna para as famílias.

No documentário, é pontuado ainda as políticas públicas que foram implementadas na região em relação ao acesso à internet, à educação e ao calçamento. Segundo Matheus Oliveira, atualmente, a assistência para as famílias é fornecida pelo Governo do Estado. Ele ainda destacou que uns dos fatos interessantes é que cerca de 98% da população são familiares, que possuem o mesmo sobrenome: Paixão. 

“O público vai encontrar um material feito com muito carinho.  Um documentário feito com muita sensibilidade e mostrando a essência do povo piauiense, com essa mistura de raça e de cultura, que todos vão poder acompanhar na programação da TV Meio Norte”, reforçou o jornalista. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES