Rio Longá fica próximo da cota de inundação no município de Esperantina

Foi solicitado que os órgãos competentes fiquem em alerta, acompanhando a evolução da situação

Rio Longá fica próximo da cota de inundação no município de Esperantina | Foto: Reprodução/Revista AZ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em decorrência das chuvas ocorridas nas últimas horas, a elevação do Rio Longá na cidade de Esperantina está causando preocupação aos moradores de localidades ribeirinhas. Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), continuam em alerta: Esperantina, devido à cheia do Rio Longá, Barras, devido à cheia do Marataoan e Esperantina, devido à cheia do Longá. Em Luzilândia a condição atual do rio Parnaíba é de atenção. Nas demais cidades monitoradas a situação é de normalidade.

Em Floriano/PI e Barão de Grajaú/MA, a cota atual do rio Parnaíba é de 2,59 m, portanto abaixo da cota de atenção (5,50 m), devendo o nível se manter em valores em torno de 2,59 m nas próximas 8 h, continuando a situação de normalidade.

Em Teresina/PI e Timon/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,40 m, sendo prevista uma elevação do nível para valores em torno de 4,48 m nas próximas 8 h, mantendo-se em condição de normalidade.

Com relação à Luzilândia/PI, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,77 m, acima da cota de atenção (4,00 m), devendo sofrer uma elevação para 4,86 m nas próximas 12 h, mantendo a condição de Atenção.

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho, localizada em Teresina, é de 6,12 m, devendo continuar em redução e chegar em valores da ordem de 5,28 m nas próximas 10 horas.

Em Barras/PI, o nível do rio Marataoan no momento é de 4,00 m, em recessão lenta, condição que deve continuar nas próximas 8 h, sendo provável que o rio apresente níveis próximos de 3,98 m, ainda em situação de Alerta.

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 6,51 m, e deve apresentar diminuição do nível nas próximas horas e chegar a valores em torno de 6,36 m, saindo do estado de Alerta (cota 6,40 m).

Em relação à Barragem de Boa Esperança, foi informado que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF continua praticando uma defluência em torno de 280 m³/s e a barragem está com volume útil de 78,63%.

AUTORIDADES EM ALERTA: Foi solicitado que os órgãos competentes fiquem em alerta, acompanhando a evolução da situação, especialmente nas cidades de Barras/PI e Esperantina/PI. Apesar do quadro de recessão momentânea e do nível dos rios já se encontrar elevado, caso haja um aumento significativo no volume de precipitação, esses rios podem voltar a subir.

As previsões apresentadas neste Boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES