Sancionada lei para distribuição gratuita de remédios derivados da Cannabis

A expressão “Cannabis medicinal” refere-se às flores da planta Cannabis fêmea, que são utilizadas para fins terapêuticos

Sanciona lei para distribuição gratuita de remédios derivados da Cannabis | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quarta-feira, 21 de junho, o governador Rafael Fonteles sancionou a lei nº 8.085, com o intuito de fomentar a realização de pesquisas científicas sobre a utilização medicinal da Cannabis spp. Além disso, a nova lei estabelece a disponibilização gratuita de medicamentos à base dessa planta, mediante prescrição médica, nas unidades de saúde pública estaduais e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Piauí.

A expressão "Cannabis medicinal" refere-se às flores da planta Cannabis fêmea, que são utilizadas para fins terapêuticos, incluindo seus óleos, resinas, extratos, compostos, fabricações, sais, derivados, misturas, xaropes ou preparações. A quantidade de tetrahidrocanabinol (THC), canabidiol (CBD) e outras substâncias presentes pode variar de acordo com a capacidade de aliviar os sintomas específicos de cada paciente.  

CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA

A lei em questão promove o estímulo à divulgação de informações, bem como o fornecimento de apoio e suporte técnico institucional aos pacientes que utilizam a Cannabis medicinal como parte de seus tratamentos para diversas patologias, desde que autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Para isso, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde (Sesapi), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) e Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), deverá incentivar a realização de linhas de pesquisa e estabelecer parcerias estratégicas relacionadas ao uso medicinal da planta Cannabis spp., além de estabelecer padrões de qualidade e segurança sanitária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES