Seduc inicia hoje a aplicação de testes de Português e Matemática

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que o objetivo principal do projeto é atingir a meta estabelecida pelo governador Rafael Fonteles

Secretário da Educação, Washington Bandeira | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inicia nesta terça-feira (20), às avaliações do projeto Avalia Mais. O propósito é realizar diagnósticos e acompanhar o desempenho dos estudantes da rede estadual de ensino, com foco especial nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, visando fornecer subsídios para a reformulação e implementação de políticas públicas educacionais. 

O projeto Avalia Mais abrangerá 640 escolas da rede estadual, com a realização das provas durante o horário regular das aulas. Aproximadamente 138 mil estudantes matriculados, desde o 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio (Regular e Médio Integrado), participarão dos testes.

Leia Mais

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que o objetivo principal do projeto é atingir a meta estabelecida pelo governador Rafael Fonteles de aprimorar a qualidade da educação básica no estado. Com esse propósito, o projeto busca obter um maior conhecimento sobre o histórico educacional dos estudantes, além de identificar detalhes específicos do processo de aprendizagem, tais como o nível de conhecimento atual do aluno, as metas esperadas de aprendizado e as expectativas do estudante em relação aos conteúdos abordados.

“Esse diagnóstico é importante para se reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada aluno e, assim, melhorar os processos de ensino e aprendizagem durante o segundo semestre letivo para uma turma ou estudante específico”, afirnou Bandeira.

Segundo a diretora da Unidade de Currículo, Avaliação e Formação (UCAF) da Seduc, Conceição Andrade, o teste permite identificar o nível de aprendizagem de cada aluno, em Língua Portuguesa e Matemática, neste primeiro semestre. “A Seduc vai aplicar 14 testes ao longo do ano, como estratégia de auxiliar as instituições a entenderem os níveis de aprendizagem em que os estudantes se encontram. Com esses dados, focaremos na formação dos professores para que eles possam fazer as intervenções necessárias em sala de aula”, finalizou Conceição Andrade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES