Seduc intensifica a preparação de estudantes para a 2ª fase da Obmep 2023

Entre os dias 22 e 24 de agosto, adolescentes com idades entre 15 e 17 anos estarão envolvidos na Jornada Estadual de Matemática

Seduc intensifica a preparação de estudantes para a 2ª fase da Obmep 2023 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A complexidade das frações, logaritmos e equações, que frequentemente geram apreensão em muitos estudantes, está longe de ser um obstáculo para os 188 jovens provenientes de escolas públicas em vários municípios do Piauí. Esses jovens estão reunidos em Teresina para um encontro que oferece aulas avançadas de matemática. Seu objetivo é se preparar adequadamente para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática, agendada para o dia 7 de outubro.

Entre os dias 22 e 24 de agosto, adolescentes com idades entre 15 e 17 anos estarão envolvidos na Jornada Estadual de Matemática. Durante esse período, serão ministradas 30 horas de aulas que explorarão a matemática em um nível mais sofisticado, especialmente direcionado para a preparação das Olimpíadas. Esta ocasião marca a estreia da Seduc na organização de uma iniciativa intensiva de preparo para a OBMEP, que reúne estudantes de todos os cantos do estado.

“Reunimos professores e estudantes talentosos que já possuem um histórico dedicado à matemática para ter este momento de aprimoramento para a segunda fase da OBMEP. A orientação e a intermediação dos professores são fundamentais nesse processo de aprendizagem e este espaço de preparação servirá para mobilizar os estudantes para que eles passem a ser multiplicadores deste conhecimento em suas escolas”, disse o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Medalha de ouro na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Allyson de Sousa Almeida, de 17 anos, aluno do Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Monsenhor Raimundo Nonato, em Teresina, diz que o interesse pela matemática surgiu ao manusear os ábacos na escola como forma de brincar.

“Eu sempre tive interesse pela matemática e o incentivo da escola para fazer a OBMEP foi essencial para ter estes resultados com o apoio dos professores e da sala de estudo. A sensação de receber a medalha de ouro foi única e agora estou me preparando para esta edição. O meu futuro é com a matemática na área da programação, como profissão, no apoio a outros estudantes com aulas e o incentivo à nova geração”, disse.

Seduc intensifica a preparação de estudantes para a 2ª fase da Obmep 2023 - Foto: Ascom

Entre os participantes presentes em Teresina encontra-se Mikaela Magalhães Brandão Veras, uma estudante notável que obteve reconhecimento na OBMEP, sendo laureada com uma medalha de bronze e duas de prata, além de conquistar um ouro no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais. Aluna do Ceti Inês Maria de Sousa Rocha, localizado em Piracuruca, ela vem participando das olimpíadas desde seus anos no Ensino Fundamental.

“O desafio de ter um problema matemático e conseguir resolver é o que mais me motiva a estudar essa disciplina. Sempre busquei me preparar por meio das provas das edições anteriores e nas mais diversas olimpíadas de matemática. A sensação de ganhar uma medalha foi muito boa. Eu quero muito que a matemática esteja presente no meu futuro”, projeta a estudante.

Os vinte e três professores que preparam os jovens têm experiência em competições e são de municípios como Teresina, Bom Jesus, Piracuruca e Cocal dos Alves. O professor de matemática Rafael Araujo de Souza, atua no (Centro Estadual de Educação Profissional) Ceep Liceu Parnaibano, em Parnaíba, e prepara há três anos os jovens para competições. Ele avalia que o ganho dos estudantes vai muito além dos prêmios conquistados. “Este é um modelo de preparação para as provas de matemática que se soma ao trabalho já realizado pelas escolas no cotidiano. O diferencial aqui é que os professores e os estudantes podem compartilhar suas experiências e ter este tempo mais dedicado de preparação para a prova da OBMEP”, comenta o professor

Os estudantes que participam da Jornada Estadual de Matemática foram selecionados a partir dos resultados positivos obtidos na primeira edição do Torneio de Matemática (TME²).

Dentro da programação da Jornada está a solenidade de premiação dos vencedores do Torneio e palestra com o paraibano Leonardo Lima, vencedor de seis medalhas de ouro e uma de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

(Com informações da Seduc)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES