Semana Santa em Oeiras: os detalhes da celebração mais tradicional do Piauí

A primeira capital do estado tem uma programação densa e tradicional que celebra a morte e ressurreição de Cristo

Semana Santa em Oeiras: cidade se prepara para tradicionais celebrações | Prefeitura de Oeiras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada das celebrações da Semana Santa, os olhos do Piauí se voltam para cidade de Oeiras. Localizada a 280 km de Teresina, o município leva o título de cidade da fé, e esse nome não é em vão. A primeira capital do estado tem uma programação densa e tradicional que celebra a morte e ressurreição de Cristo.

🕰️ TRADIÇÃO - As procissões e ritos celebrados em Oeiras remetem ao século XIX, a mais de 200 anos. Essas festividades foram capitaneadas pelas irmandades da cidade, que planejavam e executavam essas cerimônias. Isso fez com que a cidade ganhasse o título de Cidade da Fé, principalmente pela participação intensa da população até hoje. 

🕊️ PROCISSÃO DA FUGIDA - A programação começa na próxima quinta-feira (21) com a Procissão da Fugida. Segundo a tradição, a imagem do Bom Jesus deixa a Catedral de Nossa Senhora da Vitória e segue para a igreja Nossa Senhora do Rosário coberta por um dossel de cor roxa.

🛐 PROCISSÃO DE PASSOS - Tradição centenária, a procissão é uma das maiores manifestações da cidade, e retrata o caminho de Cristo até a crucificação. Ela é feita uma semana antes da Sexta-Feira da Paixão, nela os fiéis percorrem as principais ruas carregando símbolos que retratam as cenas da Paixão de Cristo. Cada imagem representa um momento diferente da história, como a condenação de Jesus, a sua queda com a cruz e a sua crucificação.

🌍 FOMENTO A CULTURA - O professor de história e secretário Municipal de Cultura de Oeiras, Junior Vianna, destaca que junto com o fervor religioso muitas pessoas vem até a cidade neste período para consumir a cultura local. Pensando nisso, uma programação diversa é construída juntamente com a religiosa. 

“Pensando nessas pessoas que para cá tomam o destino, a gente faz uma programação cultural paralela à programação religiosa que consta de exposições, shows musicais, concertos, lançamento de livros, peças teatrais, tudo isso incrementando e fortalecendo essa identidade cultural que a cidade de Oeiras possui.

📡 TRANSMISSÃO - A Rede Meio Norte prepara uma grande cobertura na cidade, começando na sexta-feira (22) com flashs ao vivo durante a Procissão do Bom Jesus e também na sexta-feira da paixão no dia (29) com a transmissão da Procissão do Senhor Morto. Uma equipe de repórteres vai produzir matérias e mostrar todos os detalhes das celebrações. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES