Semarh oferece curso para 48 brigadistas da região da Serra da Capivara

A ação contribui para o fortalecimento e engajamento dos municípios no combate às queimadas e incêndios florestais

Semarh oferece curso a 48 brigadistas da região da Serra da Capivara | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMPI), iniciou um curso de Instrução de Brigadas de Combate a Incêndios na região da Serra da Capivara nesta quinta-feira (26). São atendidos pelo menos 48 brigadistas dos municípios de Coronel José Dias (sede das atividades), Jurema,  João Costa e Bonfim do Piauí.

O curso é ministrado por Shandallyê Jandce Araújo, Coordenador de treinamento de brigadas florestais da Semarh; e também pelo capitão do Corpo de Bombeiros, William Borgeia, e pelo tenente do Corpo de Bombeiros, Filipe Lima, especialista em combate a incêndio florestal.

O coordenador de treinamento de brigadas florestais da Semarh, Shandallyê Jandce Araújo, informou que os brigadistas em treinamento têm acesso a conhecimento sobre a legislação ambiental e autorizações emitidas pela Semarh para a queima controlada, bem como orientação e prevenção sobre o uso do fogo nas comunidades. Já o Corpo de Bombeiros Militar PI/Batalhão de operações aéreas PMPI trata da organização da brigada, equipamentos de proteção individual, construção de zona de pouso de helicóptero em locais restritos, abertura de aceiros e técnicas de combate a incêndios florestais.

Curso semelhante foi encerrado na região de Cristino Castro em agosto, contemplando também os municípios de Palmeira do Piauí, Baixa Grande do Ribeiro e Avelino Lopes, quando foram capacitados 44 brigadistas. O treinamento também foi realizado este ano nos municípios de Gilbués, Santa Filomena e Barreiras do Piauí.

Shandallyê Jandce falou da importância de promover cursos para a capacitação de brigadistas. "É importante podermos contar com muitos voluntários capacitados que possam atender aos municípios nos períodos críticos, que são os meses com maiores incidências de queimadas no estado”, afirma.  

A ação contribui para o fortalecimento e engajamento dos municípios no combate às queimadas e incêndios florestais. No período de 5 a 11 de novembro, será realizado mais um treinamento de brigadistas no Assentamento Santa Clara, no município de Canto do Buriti. Esta ação também atenderá aos municípios de Pavussu, Brejo do Piauí, Tamboril e Landri Sales, com capacitação para 66 brigadistas.

Incêndio no Parque Nacional Serra das Confusões é extinto

Na manhã desta quarta-feira (25), as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, com apoio da Polícia Militar do Estado, extinguiram o incêndio de grandes proporções que atingia o Parque Nacional Serra das Confusões na última semana, na região do município de Cristino Castro. O local, é considerado a maior reserva natural de caatinga do mundo, e engloba mais de dez municípios piauienses.

Durante a operação denominada “Serra das Confusões”, uma linha de fogo de quase 10 km entre os municípios de Alvorada do Gurguéia e Cristino Castro foi observada. No decorrer das ações, os bombeiros militares utilizaram equipamentos como bombas costais, sopradores, ciscadores, abafadores, foices, facões e kits especializados de combate a incêndios florestais com tanques de 600 litros de água acoplados em picapes. Além destes instrumentos, uma aeronave do Batalhão de Policiamento Aéreo da PM-PI (BOPAER) foi fornecida para o trabalho de transporte de materiais e das equipes envolvidas até os locais atingidos.

A operação também teve apoio de brigadistas municipais, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES