Helicóptero da PM reforça combate a incêndio no Parque da Serra das Confusões

Bopaer realiza o combate direto ao fogo e o transporte de equipes em locais de difícil acesso

Helicóptero da PM reforça combate a incêndio no Parque da Serra das Confusões | Divulgação/PMPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Militar do Piauí, através do Batalhão de Policiamento Aéreo (Bopaer), segue dando apoio no combate ao incêndio florestal dentro do Parque Nacional da Serra das Confusões, na localidade Tacho, na cidade de Cristino Castro, no Sul do estado. 

A linha de fogo, de aproximadamente 6 a 7 quilômetros, que avança parque adentro, está sendo combatida por uma equipe de cerca de 30 pessoas empregadas, entre bombeiros, policiais militares do Bopaer e brigadistas do ICMBIO. As equipes já estavam no local há alguns dias realizando o combate em um flanco, mas devido ao difícil acesso e distância por terra, a extinção se tornou mais delicada.

Com isso, o helicóptero, que também atua no combate direto com o sistema bambi bucket (espécie de cesto que coleta a água e por meio de um mecanismo automático acionado pelo piloto, a solta), está realizando o transporte das equipes para mais próximo ao local dos focos, para atuarem por terra.

“O coronel Scheiwann de pronto determinou que fosse deslocado para lá, a aeronave já se encontra dando apoio. Inicialmente, como a área é de difícil acesso, os policiais militar do grupamento aéreo, juntamente com os bombeiros militares que lá integram, desceram utilizando a técnica de rapel, para fazer uma zona de pouso de helicóptero para levar os brigadistas próximo a linha de fogo para combater exatamente esse incêndio. Então o helicóptero está atuando, tanto na possibilidade do combate direto do fogo com o sistema bambi bucket, bem como a condução dos brigadistas para debelar o incêndio por terra”, explicou o coronel Clayton Frota Gomes, Gerente de Operações Aéreas da SSP-PI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES