Servidores públicos municipais realizam formação em Libras pela Semec

As turmas de Libras contam com 4 modalidades, a partir desse novo semestre

As turmas de Libras contam com 4 modalidades | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) segue realizando o processo de formação em Língua Brasileira dos Sinais (Libras) para os servidores municipais, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, zona Norte da capital. As turmas de Libras disponibilizam de quatro modalidades a partir desse novo semestre: nível Básico, Intermediário, nível Avançado e uma turma de Conversação.

A auxiliar de coordenação pedagógica do curso de Libras, Thayane Freitas, afirmou que as formações estão inclusas na grade de ensino da Semec com professores da Rede Municipal de Ensino, e foram ampliadas para atender os servidores do município desde o ano passado “A gente tem visto que o movimento relacionado à acessibilidade linguística tem aumentado em Teresina, causando uma demanda alta por inclusão. Já estamos conseguindo vencer uma barreira, dos servidores entenderem a necessidade de aprenderem a Libras para incluir a pessoa surda em diversos espaços”, pontuou. 

Neste segundo semestre de 2023, iniciado em 9 de agosto, a coordenação de Libras da Semec está formando cerca de 210 servidores municipais matriculados, divididos em 7 turmas dos 4 níveis, com 120 horas de duração por módulo e emissão de certificado no fim do curso, previsto para 7 de dezembro. A novidade deste semestre, a Libras Conversação, foi implementada com objetivo de garantir que o aluno saia do curso fluente em língua de sinais e atenda com qualidade o cidadão surdo.

O curso de Libras da Semec para servidores municipais ocorre toda semana durante os dois semestres letivos de cada ano, com aulas de terça a sexta-feira, atualmente ministrado por três professores. As inscrições ocorrem no próprio site da Secretaria.

“Quem quiser fazer o curso futuramente, deve estar atento ao lançamento de editais, que saem todo semestre. O próximo está previsto para janeiro de 2024”, finaliza Thayane.

Semec contrata estagiários cegos para a Rede Municipal de Ensino

Com apoio da Divisão de Educação Inclusiva (DEI), a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou nesta segunda-feira (21) a lotação de quatro estagiários cegos na Rede Municipal de Ensino. Foram lotados Dorisvaldo de Jesus, na Escola Municipal Monteiro Lobato; Raquel Monteiro, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Graça Nery; Ana Cláudia do Carmo, na Escola Municipal Simões Filho; e Paulo Henrique Mendes, na Escola Municipal Professor Nelson do Amaral Sobreira.

A coordenadora de Educação Inclusiva da Semec, Amanda Kardia, afirmou que a Secretaria procura por meio dessa ação garantir a inclusão da Pessoa com Deficiência nas instituições de ensino. “Sabemos que a deficiência só existe se tiver essa barreira, e estamos aqui justamente para vencer esses obstáculos e levar acessibilidade. Nós, enquanto Semec, estamos aqui para fazer a visita na escola, fazer a articulação do trabalho dos estagiários com o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para que se sintam ativos no processo”, afirmou.

A Semec realizou uma avaliação multiprofissional junto à Educação Inclusiva, na qual foram analisadas as atividades a serem exercidas pelos estagiários, o nível da acessibilidade às escolas selecionadas e qual a natureza das atividades a serem exercidas. Serão feitas visitas junto aos gestores das escolas para definir adaptações necessárias para receber os novos estagiários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES