Sesapi faz alerta à população para aumento no número de casos de diarreia

A maioria dos casos foi notificada em Teresina, que apresentou um aumento de 34% com relação ao mesmo período do ano passado

Sesapi faz alerta à população para aumento no número de casos de diarreia | Foto: Freepik.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) está emitindo um alerta à população sobre a importância dos cuidados necessários na prevenção da diarreia, que tem visto um aumento no número de casos. Segundo a Coordenação de Epidemiologia da Sesapi, até outubro deste ano, foram registrados no estado 91.185 casos, representando um aumento de 9% em comparação com o mesmo período no ano anterior, quando houve 83.054 casos. A maioria desses casos foi notificada em Teresina, que apresentou 36.655 ocorrências, um aumento de 34% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 27.368 casos da doença. 

Segundo a Sesapi, a doença acomete principalmente crianças de um a quatro anos de idade. “Estamos atentos às notificações de várias doenças e esse aumento, em Teresina, de diarreias, principalmente em crianças, nessa faixa etária, que contabilizou 6.460 casos, nos deixou em alerta. Também queremos lembrar aos municípios que não estão notificando essas doenças nos sistemas de agravos, sobre a importância de alimentar esses dados, para que a secretaria conheça a realidade como um todo para poder montar estratégias”, destaca Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi.

A doença pode ser causada por diferentes microrganismos infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários) que geram a gastroenterite – inflamação do trato gastrointestinal – e afeta o estômago e o intestino.

“A infecção é causada pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e também pode ocorrer pelo contato com outras pessoas, por meio de mãos contaminadas, e até mesmo no contato entre pessoas com animais contaminados. E este período de seca e de forte calor, nos lembra que precisamos tomar mais cuidado com a água ingerida, que deve passar pelos tratamentos necessários para evitar a contaminação, além de ser muito importante a limpeza adequada dos alimentos e das mãos”, reforça a coordenadora.

CUIDADOS

Para evitar as diarreias é importante seguir algumas orientações como:

– beber somente água tratada, filtrada ou fervida;

– beber bastante líquido, principalmente nos dias mais quentes;

– manter os depósitos de água sempre fechados e fazer limpeza regularmente;

– manter a higiene da casa, pessoal e dos utensílios de mesa e fogão;

– lavar as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos, antes de amamentar, após a troca de fraldas de crianças ou após usar o banheiro;

– proteger os alimentos de moscas, baratas e ratos;

– lavar cuidadosamente as verduras e frutas.

Os parasitas causadores da diarreia são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária. Entre as complicações da doença, desidratação, desnutrição crônica, retardo do desenvolvimento do peso e estatura; retardo do desenvolvimento intelectual e até mesmo a morte. Em caso de desidratação é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima para atendimento médico.

(Com informações da Sesapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES