Sesapi faz alerta aos municípios sobre nova subvariante da Ômicron

Até o momento, o Piauí não registou casos de Covid-19 em decorrência da subvariante

Manter a vacinação em dia é a principal medida de combate à Covid-19 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e a Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) emitiram nota de alerta epidemiológico sobre a nova subvariante da Ômicron. O objetivo é fazer uma orientação para os orgãos de saúde do estado sobre a EG.5. Até o momento, o Piauí não registou casos de Covid-19 em decorrência da subvariante.

De acordo com a nota técnica, a recomendação do Ministério da Saúde às autoridades de saúde nos âmbitos federal, estadual e municipal é adotar medidas para aumentar a coleta de testes diagnósticos e a vigilância genômica dos casos sintomáticos de Covid-19 para detecção precoce de mudança no cenário epidemiológico.

Diante da orientação do MS, a Sesapi solicitou às Regionais de Saúde um levantamento junto aos municípios sobre a necessidade de envio de testes, por meio do Cievs, para atender à demanda.

“Importante salientar que a EG.5 ainda não foi identificada no Piauí, porém, é possível que possa já estar circulando no estado de forma silenciosa, como ocorreu com outras variantes. Com isso, orientamos o reforço da testagem com os municípios e também os cuidados de prevenção da doença”, afirmou Amélia Costa, coordenadora do Cievs.

O documento também lembra aos gestores municipais sobre a necessidade de continuar seguindo com o calendário de vacinação contra a Covid, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde, com atenção aos grupos de risco (pessoas com 60 anos ou mais, imunosuprimidos, gestantes, população indígena e profissionais de saúde).

“Manter a vacinação em dia é a principal medida de combate à Covid-19. Por isso, se torna cada vez mais importante a atualização das doses de reforço para prevenção da doença. Também pedimos para aqueles que estão nos grupos de maior risco de agravamento pela doença, que continuem a seguir as medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou aglomerações, além do isolamento de pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2”, reforça a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Por: Ascom  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES