Sesapi faz testagem rápida para sífilis para fortalecer o combate à doença

O intuito é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de casos de sífilis

Sesapi faz testagem rápida para sífilis para fortalecer o combate à doença | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando testagem rápida para sífilis, HIV e outras ISTs em vários órgãos do estado até o fim do mês de outubro. A ação é em alusão à campanha Outubro Verde, que tem como foco o combate à sífilis e à sífilis congênita. 

O intuito é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de casos da doença, uma vez que os registros apontam para o crescimento de casos no estado,. A meta também é fortalecer e garantir o tratamento oportuno para a população, ajudando a interromper a cadeia de transmissão e reduzindo os casos.

Segundo dados da Sesapi, foram registrados 251 novos casos de sífilis em gestantes em 2022, ao passo que até outubro de 2023, o estado já registrou 491 novos casos. Os casos de sífilis congênita, quando ocorre a transmissão do vírus da mãe para o bebê durante o parto ou a gestação, também tiverma um aumento. No ano passaodo, foram 132 notificações e até agora, em 2023, já tem registro de 274 casos.

Ao todo, a Sesapi realizará quatro momentos de testagem até o fim do mês de outubro. No dia 26, as equipes da secretaria, em parceria com o Ciaspi, realizarão a testagem para HIV, sífilis e outras infecções no pátio da Secretaria Estadual da Administração (Sead), localizada no Centro Administrativo. No dia 30, os testes rápidos serão levados até permissionários e usuários da Nova Ceasa. As equipes de testagem estarão no Banco de Alimentos. No dia 31, a equipe da Sesapi irá atuar realizando testes no Centro Educacional Masculino (CEM).

“O teste rápido é fundamental como estratégia para o enfrentamento da sífilis, uma vez que com o diagnóstico precoce a pessoa pode buscar o tratamento em tempo oportuno, o que confere 100% de cura. A população precisa se conscientizar que a sífilis é uma doença prevenível, tratável e curável”, afirmou Karinna Amorim, coordenadora de ISTs da Sesapi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES