Sesapi realiza 9° Mamaço para estimular doação de leite humano

O evento aconteceu na tarde deste sábado e encerrou as ações do Agosto Dourado

Sesapi realiza 9° Mamaço para estimular doação de leite humano | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O 9° Mamaço ocorreu no Teresina Shopping durante a tarde de sábado, com o propósito de estimular a doação de leite humano. Promovida pelo Comitê Estadual de Aleitamento Materno, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), essa ação marcou o encerramento das atividades dedicadas ao Agosto Dourado. Ao longo desse mês, várias ações foram realizadas, incluindo a inauguração de duas novas salas destinadas ao acolhimento de lactantes. 

“Estamos fechando o mês de agosto com chave de outro. Foi um mês de muitas comemorações e de muitas ações realizadas pelos 224 municípios. E em especial comemoramos as duas novas salas que a sociedade ganhou de apoio à mulher trabalhadora que amamenta. O Teresina Shopping é o primeiro shopping do país que aderiu às salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta. Tínhamos três salas já habilitadas em Teresina e agora estamos com mais essas duas salas que estão em processo de certificação”, explica Consolação Nascimento, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da Sesapi, e presidente do Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno. 

Por volta de 50 mães estiveram presentes no evento conhecido como "mamaço". Essa tradição perdura há cerca de 11 anos e tem como finalidade chamar a atenção não apenas das mães que estão amamentando, mas também da sociedade em geral, das famílias, dos gestores e das organizações não governamentais. O objetivo é unir apoio tanto à promoção da amamentação quanto à causa da doação de leite humano. 

Carmem Ramos, diretora da Maternidade Dona Evangelina Rosa, lembra que o Brasil tem um percentual de nascimento pré-maturos considerado alto. No Piauí, segundo ela, o índice de nascimentos antes do tempo certo chega a 12%. “É uma responsabilidade não só dos serviços de saúde, mas de todos, para conseguir recuperar bebês prematuros para que cresçam e sejam adultos saudáveis. E o primeiro caminho para isso é  darmos a garantia do leite humano para esse bebê, que é o alimento especifico e apropriado para um bebê com tanta particularidade fisiológica” considera. 

Sesapi realiza 9° Mamaço para estimular doação de leite humano - Foto: Ascom

No decorrer do evento "mamaço", as mulheres que doaram leite foram reconhecidas com menções honrosas. Além disso, essas doadoras também integraram uma exposição de ceramistas que exibiram peças relacionadas à amamentação. A exposição foi promovida pela Cooperativa de Mulheres do Polo Cerâmico do bairro Poti Velho. Durante o evento, a equipe ofereceu orientações abrangendo temas como saúde bucal na primeira infância, práticas de doação de leite e contribuições de frascos, além de instruções sobre a conservação adequada do leite destinado à doação. 

POSTOS DE COLETA

Além de poder doar diretamente no banco de leite, as mães que residem no entorno das maternidades do Dirceu Arcoverde, Buenos Aires e Satélite, em Teresina, podem procurar os postos de coleta de leite humano nesses locais. Para ser doadora, a mamãe deve estar alimentando seu bebê em livre demanda; estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação; residir em Teresina ou Timon e possuir caderneta de gestante com os exames do último trimestre atualizados. Para realizar o cadastro e virar doadora é só entrar em contato através do número de WhatsApp (86) 99498-5120 e ainda pelas redes sociais. Instagram: @bancodeleitethe e Facebook: Banco de Leite THE.

(Com informações da Sesapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES