Sesapi reforça ações de combate à dengue e adota medida contra aumento de casos

Uma das medidas foi a liberação do carro fumacê aos municípios que tiveram um aumento da incidência da doença

Sesapi reforça ações de combate à dengue e adota medida contra aumento de casos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) intensificou suas iniciativas para combater a dengue e conter o aumento de casos suspeitos da doença, que registrou um aumento de 8% no Piauí, conforme indicado pelo boletim da 7ª Semana Epidemiológica de 2024. Entre as medidas adotadas está a disponibilização do veículo de fumacê para os municípios que apresentaram elevação na incidência da doença e estão em estado de alerta. 

“Estamos dando apoio técnico e liberando, inclusive, o carro fumacê. Essa não é uma medida de controle, mas uma medida emergencial, para contribuir no controle da situação daqueles municípios em situação de maior dificuldade”, pontua Ocimar Alencar, supervisor de entomologia da Sesapi.

A Sesapi também reforça a importância da colaboração da população, que deve manter os cuidados para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue e chikungunya. A orientação é manter a limpeza dos ambientes domésticos e evitar água parada.

O boletim da 7ª Semana Epidemiológica de 2024 mostrou que, no período analisado, foram contabilizadas 23,4 notificações para cada 100 mil habitantes, contra 21,7 no mesmo período do ano passado. O total de casos prováveis nas sete primeiras semanas do ano ficou em 770, quando no mesmo intervalo de 2023 tinham sido 713. Além dos diagnósticos já confirmados, o índice também considera os casos inconclusivos, ignorados/brancos e pacientes com sinais de alarme e grave de dengue.

Apesar da alta de casos prováveis de dengue, o estado não registrou nenhuma morte em decorrência da doença. O óbito que estava em investigação em Bom Jesus ainda não foi registrado pelo município no sistema oficial.

Teresina segue liderando a lista de municípios piauienses com o maior número de casos prováveis de dengue em 2024, com 316 notificações até o momento. Em seguida, aparece a cidade de Bom Jesus (125), Currais (102), Ribeiro Gonçalves (55) e Parnaíba (30). Em relação à Febre Chikungunya, o Boletim Epidemiológico mostra uma redução de 89,8% na incidência da doença, quando comparados os 443 casos prováveis de 2023 com os 45 de 2024.

Conforme dados coletados pela Pesquisa Entomológica do Aedes aegypti e do Aedes albopictus (LIRAa/LIA) de 2023, 195 municípios alcançaram índices satisfatórios. Outras 20 cidades estão em alerta e nenhuma apresenta ocorrência de surto de arboviroses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES