Sesapi reforça imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente

É importante a população aderir à imunização, uma vez que as vacinas ampliam a proteção e reduzem a ocorrência da forma grave da doença

Sesapi reforça imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente | Ascom/Sesapi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde emitiu nota técnica na última segunda-feira (24) ampliando a recomendação do uso da vacina bivalente contra a Covid-19 para a faixa etária de 18 anos ou mais. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça o chamamento para que a população busque os postos de vacinação de seus municípios para atualizar a sua caderneta de vacinação.

A recomendação é para que o reforço com a dose da vacina bivalente seja realizado nas pessoas com 18 anos ou mais que tenham recebido ao menos duas doses da vacina monovalente como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina de Covid-19 monovalente como dose de reforço.

O Ministério recomenda ainda que o reforço com a vacina bivalente seja efetuado com um intervalo mínimo de 4 meses a partir da sua última dose de reforço ou do esquema primário.

Bárbara Pinheiro, coordenadora de imunização da Sesapi, destaca que é importante a população aderir à imunização, uma vez que as vacinas ampliam a proteção e reduzem a ocorrência da forma grave da doença.

“Agora precisamos da cooperação da população para que a vacinação evolua de uma forma positiva. Cada município segue com a responsabilidade de organizar e executar a imunização de sua população, enquanto que as pessoas precisam ficar atentas e acompanhar os gestores de saúde de seus municípios com as novas orientações de como está ocorrendo a vacina”, explica a coordenadora.

O estado do Piauí já recebeu e distribuiu 502 mil doses de vacina bivalente para os seus municípios, com previsão de recebimento até o final desta semana de mais 92 mil doses para dar seguimento na vacinação contra a Covid-19.

“A Sesapi continuará com seu papel de receber os imunizantes e garantir que os mesmos cheguem a todos os municípios, enquanto que a execução da vacina fica a cargo das gestões municipais. Por isso, pedimos que todos fiquem atentos as orientações de seus gestores para que possa receber os imunizantes”, fala Bárbara Pinheiro.

O reforço na vacinação da população segue um dos pilares do programa “Saúde em Dia” lançado pelo governo do estado e que tem como um de seus objetivos principais melhorar os índices de imunização do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES