Sisu 2024: Veja as datas e quais documentos levar para realizar a matrícula

Para quem conseguiu uma vaga na primeira chamada do Sisu 2024, a matrícula poderá ser feito do dia 2 a 7 de fevereiro de 2024.

Sisu 2024: Veja as datas e quais documentos levar para realizar a matrícula | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre os dias 1º e 7 de fevereiro de 2024, os candidatos selecionados na primeira chamada do Sistema Unificado de Seleção (Sisu) 2024 poderão efetuar suas matrículas. Simultaneamente, o Ministério da Educação abre o período de inscrições na lista de espera para os não selecionados inicialmente, que vai de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Já a convocação dos candidatos aprovados nesta etapa começa a partir de 16 de fevereiro.

Para quem conseguiu uma vaga na primeira chamada do Sisu 2024, a matrícula poderá ser realizada do dia 2 a 7 de fevereiro de 2024.

Documentos necessários para fazer a matrícula no Sisu 2024

A matrícula em cursos pelo Sisu é feita diretamente na instituição em que foi concedida a vaga e deve ser feita em até cinco dias úteis após o resultado. De acordo com o MEC, os documentos geralmente pedidos no ato da matrícula são:

RG (pode ser Carteira Nacional de Habilitação e Carteira Profissional);

CPF;

Certificado de conclusão do Ensino Médio;

Comprovante eleitoral;

Comprovante de residência;

Certidão de casamento ou nascimento;

Documento que comprove estar em dia com os serviços militares (para candidatos homens);

Ficha 19 — Certificado do Ensino Médio em escola pública;

Fotos 3×4.

Para os candidatos com renda mensal igual ou inferior a um salário mínimo e que tenham estudado todo o Ensino Médio em escola da rede pública que estejam concorrendo a vaga do SiSU por meio de cotas, é preciso levar também:

Comprovante do CadÚnico;

Comprovante de renda (de todos os membros familiares);

Declaração de isenção do Imposto de Renda (de todos os membros adultos da família).

Para quem usou cotas étnico-raciais ou se habilitou para vagas destinadas a pessoas com deficiência, é preciso se atentar ainda a outros documentos que geralmente são disponibilizados no site da universidade, entre eles:

Autodeclaração étnico-racial

Laudos médicos

Neste processo de fazer a matrícula, é indicado verificar com a universidade no qual foi aprovado se há outros documentos exigidos.

Vagas

No processo seletivo de 2024, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibilizará um total de 10.705 vagas no estado do Piauí, incluindo as ofertas das três instituições públicas de ensino superior locais (10.515 vagas) somadas às disponíveis em outras regiões (190 vagas). Esse número representa aproximadamente 4% do total de vagas do programa, que contará com apenas uma etapa de inscrição ao longo do ano. 

Vale ressaltar que os quantitativos de vagas são preliminares e podem sofrer alterações antes do início das inscrições. No estado, participam do Sisu 2024 duas instituições federais e uma estadual. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lidera com 5.264 vagas, seguida pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com 4.215, e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), que oferecerá 1.036 oportunidades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES