Sobrevivente de ataque que deixou três mortos em Parnaíba conta como escapou

A vítima, cuja identidade será mantida em sigilo, foi baleada com dois tiros e detalha como conseguiu escapar dos criminosos

Sobrevivente de ataque que deixou três mortos em Parnaíba conta como escapou | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa "Bom Dia Meio Norte" obteve com exclusividade o depoimento de um sobrevivente do ataque a tiros que resultou na morte de três pessoas e dois feridos no bairro Planalto Montserrat, em Parnaíba, litoral do Piauí, em 14 de setembro deste ano. Até o momento, nenhum suspeito foi detido. 

Uma das vítimas, cuja identidade será mantida em sigilo, foi baleada com dois tiros e detalhou como conseguiu escapar dos criminosos que tiraram a vida de Joaquim Severiano da Silva Filho, de 47 anos (pai do sobrevivente), Antônio dos Santos Sousa, de 38 anos, e Leandro dos Santos Oliveira, de 38 anos.

Em seu depoimento, ele descreveu que o dia do ataque não diferia das rotinas anteriores, com a mesma equipe de trabalho, no mesmo veículo e no mesmo trajeto, com cinco pessoas no carro. A única diferença foi o local de partida, e uma preocupação relacionada ao atraso e ao prazo de entrega de um trabalho.

Sobrevivente de ataque que deixou três mortos em Parnaíba conta como escapou (Foto: Reprodução)

"Naquele dia, assim como em todos os outros, fomos buscar o Antônio no mesmo carro, com as mesmas pessoas, no mesmo trajeto. A única diferença foi o local de partida. Quando pegamos o Antônio, tivemos receio de que o carro atolasse, pois já estávamos atrasados. Eram cerca de 6h40, mais ou menos, e não queríamos perder tempo, pois o prazo de entrega era até o sábado passado."

O ataque ocorreu quando um grupo de pelo menos 7 homens armados abordou os trabalhadores próximo a um terreno abandonado. Os criminosos estavam mascarados, usando blusas de manga comprida na cor preta, contou a vítima.

"Eu estava no banco do passageiro da frente, com a cabeça baixa. Só ouvi meu pai e meu tio gritando: 'O que é isso? O que está acontecendo?' Levantei a cabeça e vi cerca de seis a sete homens ao lado de um terreno abandonado, todos armados, usando camisas pretas de manga longa e máscaras padrão. Não consegui ver o rosto de nenhum deles. Quando levantei a cabeça, eles começaram a disparar. Eu só lembro dos dois primeiros tiros, pois me abaixei para o lado esquerdo e me inclinei sobre o banco do motorista, onde estavam as pernas do meu pai naquele momento."

O ataque resultou na morte das três vítimas, que foram deixadas no local após o ocorrido. O sobrevivente destacou que, apesar dos ferimentos, ninguém foi retirado do veículo pelos agressores.

"Eles dispararam vários tiros, principalmente na frente, acredito que contra o motorista, mas não tenho certeza. Depois, cercaram o carro. Não consegui ver se havia alguém atrás de nós, mas ao redor do carro, dispararam várias vezes. Só ouvia meu pai pedindo ajuda, dizendo algo como 'Pelo amor de Deus, socorro! Não somos eles!' Até que ele abriu a porta e tentou correr, mas mal deu dois passos antes de ser atingido", relatou o sobrevivente.

Ele continuou explicando como fingiu estar morto para escapar do ataque. Após seu pai sair do carro, os criminosos entraram no veículo, mas o sobrevivente fingiu que estava morto, enquanto seu tio também simulava o mesmo estado. Os agressores acabaram deixando o local.

"Dois deles entraram, um pelo meu lado e outro pelo lado do meu pai. O que estava ao lado do meu pai mexeu nas coisas que estavam nas minhas pernas e me virou para cima. Continuei fingindo estar morto. Eles disseram algo como 'Não é ele, ele não está aqui.' O que estava mexendo nas minhas pernas era, na verdade, minhas roupas”, contou.

O crime

Três pessoas foram assassinadas a tiros e outras duas foram baleadas no dia 14 de setembro em Parnaíba, no Norte do Piauí. As vítimas são todos homens, e trabalhadores do setor de construção civil.

Os três homens que morreram foram:

Antônio dos Santos Sousa, de 38 anos, natural de Chaval, no Ceará;

Leandro dos Santos Oliveira, de 38 anos - natural de Teresina, no Piauí

Joaquim Severiano da Silva Filho, de 47 anos.

Segundo a Polícia Militar, uma das vítimas buscava as outras quatro diariamente em casa para ir todos para o trabalho, na construção civil. O ponto onde o crime aconteceu era onde o último deles pegava a carona.

Na manhã de quinta (14), ao buscar o último, dois homens armados saíram da mata e os abordaram. Três deles saíram do carro, na tentativa de fugir, e foram mortos. Os dois sobreviventes foram baleados dentro do carro.

Três das vítimas foram encontradas mortas na rua. Outras duas sobreviveram, e uma delas conseguiu dirigir o veículo até o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), onde receberam atendimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES