Taxa de desocupação no Piauí permanece estável no segundo trimestre

No segundo trimestre deste ano, havia cerca de 133 mil pessoas desocupadas no estado do Piauí

Taxa de desocupação no Piauí permanece estável no segundo trimestre | Agência Brasília
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de desocupação no Piauí ficou em 9,7%, no segundo trimestre de 2023, mantendo-se em estabilidade em relação ao primeiro trimestre deste ano e também em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, quando havia registrado 9,4%. No segundo trimestre deste ano, havia cerca de 133 mil pessoas desocupadas no estado do Piauí. São informações do mercado de trabalho obtidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE.

Apesar da estabilidade na taxa de desocupação no estado, chama a atenção o fato da redução no quantitativo de pessoas que estão ocupadas no mercado de trabalho, que caiu de 1,3 milhão de pessoas, no segundo trimestre de 2022, para cerca de 1,23 milhão de pessoas, no segundo trimestre de 2023, uma diminuição de 62 mil pessoas ocupadas (-4,8%). 

Essa redução na ocupação no Piauí não repercutiu em aumento do quantitativo de pessoas desocupadas, e nem em um consequente aumento da taxa de desocupação, mas, sim, em um crescimento do quantitativo de pessoas fora da força de trabalho, ou seja, daquelas que passaram a não buscar mais uma nova ocupação no mercado. Assim, o quantitativo de pessoas fora da força de trabalho cresceu de 1,2 milhão, no segundo trimestre de 2022, para cerca de 1,27 milhão, no segundo trimestre de 2023.

A redução na ocupação, observada no período que abrange o segundo trimestre de 2022 ao segundo trimestre de 2023, verificou-se nos seguintes segmentos: a) ocupação por conta própria, com 49 mil pessoas a menos ocupadas; b) emprego formal/informal, com 20 mil pessoas a menos ocupadas; e c) trabalho auxiliar familiar, com 13 mil pessoas a menos ocupadas. 

O único segmento da economia com um crescimento da ocupação foi o que agrega os empregadores (empresários), que apresentou um aumento de 19 mil pessoas ocupadas. Em termos de atividade econômica, o setor que envolve a agropecuária foi o que mais perdeu trabalhadores, com 31 mil pessoas a menos ocupadas, queda de 19% no período.

No Brasil, a taxa de desocupação no segundo trimestre de 2023 ficou em 8 %, apresentando uma queda em relação ao primeiro trimestre do ano, quando havia chegado a 8,8%, bem como apresentando também uma queda em relação ao mesmo trimestre do ano passado, quando havia atingido 9,35%. No país, havia 8,6 milhões de pessoas desocupadas no segundo trimestre de 2023, cerca de 1,4 milhão de pessoas a menos em relação ao mesmo trimestre do ano passado, uma redução de 14,2%.

(Com informações do IBGE)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES