Tecnologia revoluciona acesso e garante passeio virtual à Serra da Capivara

Por meio de um passeio virtual abrangente, os visitantes têm a oportunidade de explorar a região como se estivessem realizando um sobrevoo, tudo isso sem sair de casa.

Parque Nacional Serra da Capivara | MTur Flicker
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque Nacional da Serra da Capivara, situado no estado do Piauí, apresenta uma inovação tecnológica que promete revolucionar o acesso ao local. Por meio de um passeio virtual abrangente, os visitantes têm a oportunidade de explorar a região como se estivessem realizando um sobrevoo, tudo isso sem sair de casa.

Nessa experiência virtual, é possível adentrar o sítio arqueológico, contemplar os mirantes e apreciar a riqueza da paisagem geológica, cultural e natural. O projeto oferece uma visão detalhada das pinturas rupestres gravadas em diversos paredões, fruto de uma colaboração com o Serviço Geológico do Brasil. A proposta visa disponibilizar imagens e informações de forma acessível, complementando a experiência dos visitantes.

Essa iniciativa é construída a partir de dezenas de imagens em 360º que abarcam toda a extensão da paisagem. Com qualidade excepcional, os visitantes podem explorar gratuitamente os paredões, mirantes e formações rochosas esculpidas pelo tempo por meio do link http://geoportal.sgb.gov.br/360serradacapivara/.

Leia Mais

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 1979 com o intuito de preservar vestígios arqueológicos que remontam à mais antiga presença humana na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990, e o parque está sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1991, e também presente na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto, o parque abrange uma área de aproximadamente 130 mil hectares, situada no sudeste do estado do Piauí, englobando partes dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Aproximadamente 530 quilômetros separam o parque da capital do estado, Teresina. Em seu entorno, foi estabelecida uma Área de Preservação Permanente (APP) com um raio de dez quilômetros, garantindo uma camada adicional de proteção aos sítios arqueológicos e à sua integridade.

O ecoturismo é um segmento da atividade turística que valoriza o uso sustentável do patrimônio natural e cultural, incentivando sua preservação e promovendo a conscientização ambiental por meio da interpretação do ambiente. No contexto do Parque Nacional da Serra da Capivara, o ecoturismo desempenha um papel fundamental, permitindo que visitantes desfrutem das belezas naturais da região de maneira responsável e sustentável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES