Carnaval no Piauí terá chuvas intensas neste sábado (10), aponta Inmet

Destaque para as regiões Sudeste, Suduoeste e Centro-Norte.

Carnaval no Piauí terá chuvas intensas neste sábado (10) | FOTO: Isabel Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Preparem as capas de chuvas, pois carnaval no Piauí promete ser molhado este ano! O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo de chuvas intensas para todo o estado, neste sábado (10). Ambos os alertas são válidos até às 11h deste domingo (11), com destaque para as regiões Sudeste, Suduoeste e Centro-Norte.

De acordo com o Inmet, o Norte, e parte do Centro-Norte e Sudeste do Piauí estão sob aviso de perigo potencial, que prevê a ocorrência de chuvas intensas, com índices entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos de alta intensidade, com velocidades variando entre 40 e 60 km/h. 

Embora o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas seja considerado baixo, 55 cidades serão afetadas. Já o alerta laranja de perigo chama a atenção para um grau maior de periculosidade, com previsão de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). 

Mapa de alerta de chuvas intensas/Foto: Inmet

179 municípios das regiões Sudeste, Suduoeste e Centro-Norte serão atingidos, incluindo Teresina. Para este sábado (10), a capital piauiense possui previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com ventos moderados e fracos, reduzindo no decorrer do dia, com ocorrência de chuvas isoladas.

CURTA A FOLIA COM SEGURANÇA: 

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

PREVISÃO PARA O PIAUÍ DURANTE O CARNAVAL: 

O Inmet prevê que o Carnaval de 2024 no Piauí terá muitas nuvens, pancadas de chuva e temperaturas variando entre 24°C e 35°C. Na capital, Teresina, as precipitações que esfriaram a madrugada desta sexta-feira (9) devem persistir no período da folia, acompanhadas de temperaturas mais amenas, com máxima de 32°C entre o sábado (10) e Quarta-Feira de Cinzas (14).

A climatologista e coordenadora da Sala de Situação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sara Cardoso, informou que todo o estado se encontra diante de um alerta amarelo devido à ocorrência de chuvas de até 10 milímetros até o dia 11 de fevereiro. Esse aviso vai se estender a determinadas áreas do estado, chegando a superar 50 milímetros de chuva.

VEJA A PREVISÃO COMPLETA:

/piaui/vai-chover-no-carnaval-confira-a-previsao-do-tempo-para-os-dias-de-folia-no-piaui-490455



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES