Teresina registra dois casos suspeitos de catapora; FMS descarta surto

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina confirmou os registros, mas descartou a existência de um surto da doença na capital.

Catapora é caracterizada por lesões na pele acompanhadas de coceira | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina registrou dois casos suspeitos de varicela, doença comum na infância conhecida como catapora. Nesta terça-feira (7), a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina confirmou os registros, mas descartou a existência de um surto da doença na capital.

“Não temos surto, estamos investigando dois casos. Contudo fica o pedido para vacinação das crianças. O melhor é não adoecer”, afirma Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS, ao reforçar que a FMS segue vigilante para evitar o agravamento da situação.

No Brasil, existe vacina contra a catapora, mas de acordo com Amparo Salmito, o Ministério da Saúde estava com dificuldade de enviar o imunizante para o Piauí. “Porém, hoje (07) recebemos duas mil doses e estamos disponibilizando para a imunização das pessoas que ainda não estão vacinadas. Então se seu filho ainda não foi vacinado leva no posto de saúde”, orientou.

A catapora é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera. A principal característica clínica é a ocorrência de lesões na pele que se apresentam nas diversas formas evolutivas, acompanhadas de coceira. Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada, porém, em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico pode ser mais grave.

Aos primeiros sintomas é necessário procurar um serviço de saúde para que um profissional possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade da doença. Para evitar o contágio, é necessário restringir a criança ou adulto com catapora de locais públicos até que todas as lesões de pele estejam cicatrizadas, o que acontece, em média, num período de duas semanas. Mãos, vestimentas e roupas de cama, além de outros objetos que possam estar contaminados, devem passar por higienização rigorosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES