Teresina registrou 171 novos casos e um óbito por Covid-19 na última semana

De acordo com o painel, a positividade dos testes RT-PCR aumentou de 27% para 35%, enquanto os testes rápidos de antígeno apresentaram um aumento de 37% para 46%.

Teresina registrou 171 novos casos e um óbito por Covid | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última semana, Teresina registrou 171 novos casos e um óbito relacionado à Covid-19. Esses dados são provenientes do painel situacional da Covid-19 da capital, referentes ao período de 24 a 30 de dezembro de 2023. A média móvel, taxa de transmissão da doença na cidade, permanece acima da unidade (R0 > 1,0) – o que indica que a cidade ainda está em fase de aumento da transmissão. 

De acordo com o painel, a positividade dos testes RT-PCR aumentou de 27% para 35%, enquanto os testes rápidos de antígeno apresentaram um aumento de 37% para 46%. Os casos confirmados reduziram 20%, passando de 215 para 171, em comparação com a 51ª semana.

Até às 12h do dia 2 de janeiro, 27 pacientes estavam internados na rede de saúde pública da capital devido à Covid-19. Após vários meses sem ocorrência de mortes pelo agravo, na última semana de 2023 foi registrado um óbito relacionado à doença na capital. Tratava-se de pessoa idosa e com comorbidades.

No que diz respeito à demanda por testes, o RT-PCR permaneceu estável, enquanto o teste rápido de antígeno teve uma redução de 35% em comparação com a semana de 17 a 23 de dezembro.

A equipe do Cievs-Teresina comunicou que devido às festividades de fim de ano, é esperada uma redução na demanda e oferta de testes, assim como na velocidade de registro nos sistemas de informação. Portanto, os dados sobre variações nos casos, testes e R0 podem estar subestimados.

O Diretor de Vigilância em Saúde da FMS e infectologista, Walfrido Salmito,  reforça a necessidade da população se vacinar. 

 “os dados epidemiológicos apresentados indicam estado de atenção, motivando reforço à vacinação com dose de reforço bivalente aos grupos mais vulneráveis, imunização de crianças conforme calendário vacinal atualizado pelo Ministério da Saúde recentemente e a utilização obrigatória de máscaras em serviços de saúde. Também é recomendável o uso da máscara por indivíduos mais suscetíveis às formas graves da doença, quando estiverem em ambientes fechados, semiabertos ou com aglomeração de pessoas. Reforçamos a importância da higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel", diz Salmito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES