TJ-PI alcança a marca de 100% no ranking da Transparência do CNJ

Ao lado do TJ-PI, apenas o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) conseguiu atingir a mesma pontuação máxima no Ranking da Transparência, entre todos os tribunais estaduais em todo o país.

Primeiro lugar: TJ-PI atinge 100% no Ranking da Transparência do CNJ | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2023, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) alcançou  o topo do Ranking da Transparência do Judiciário no segmento da Justiça Estadual. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  anunciou essa marca, enfatizando que o TJ-PI atingiu o 1º lugar com  cumprimento de 100% de todos os critérios estabelecidos pelo ranking. Essa revelação ocorreu durante a 2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Ao lado do TJ-PI, apenas o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) conseguiu atingir a mesma pontuação máxima no Ranking da Transparência, entre todos os tribunais estaduais em todo o país.

O Ranking da Transparência do Poder Judiciário, estabelecido pela Resolução CNJ n. 260/2018, tem como objetivo principal reconhecer e valorizar os tribunais e conselhos que se destacam por fornecer informações de maneira clara e organizada aos cidadãos.

Primeiro lugar: TJ-PI atinge 100% no Ranking da Transparência do CNJ 

O desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI,  parabenizou a equipe de gestão do Tribunal pelo desempenho excepcional. Ele enfatizou a importância do acesso à informação como um requisito fundamental para o aprimoramento da gestão pública, o controle social e a participação popular. O desembargador destacou que a premiação é resultado de um árduo trabalho da equipe, que desde o início da gestão se dedicou a cada um dos critérios estabelecidos pelo CNJ, não apenas com o objetivo do prêmio, mas principalmente para atender às demandas da sociedade.

“O acesso à informação é um requisito importante para o aperfeiçoamento da gestão pública, controle social e a participação popular. Essa premiação é resultado de muito trabalho de uma equipe que desde o início da gestão vem se debruçando em cada um dos critérios estabelecidos pelo CNJ, não apenas com vistas nesse prêmio, que é muito importante, mas especialmente para dar a resposta que a sociedade nos cobra, precisa e merece”, declarou o desembargador-presidente.

A secretaria de Gestão Estratégica, Lara Bonfim, ressaltou a importância de alcançar a marca de 100% de transparência, demonstrando o compromisso do tribunal com a verdade e a sociedade ao divulgar seus dados, seguindo as diretrizes do CNJ. Ela enfatizou que esse resultado é fruto do esforço conjunto de vários setores do tribunal, destacando o espírito de equipe dos magistrados e servidores ao longo desse processo.

A elaboração do Ranking da Transparência envolve a avaliação de nove temas, compostos por 84 perguntas. Os temas abrangem diversos aspectos, incluindo a publicação de objetivos estratégicos, metas e indicadores; levantamentos estatísticos sobre a atuação do tribunal; calendário das sessões colegiadas; atas das sessões dos órgãos colegiados; informações sobre o "Serviço de Informações ao Cidadão" na página inicial; e detalhes sobre licitações e contratos, entre outros.

O desembargador Hilo de Almeida está participando ativamente do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que prossegue até amanhã (29), acompanhado pela secretária de Gestão Estratégica, Lara Bonfim, e pela secretária da Presidência, Sâmya Rodrigues.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES