Conheça o Robô do TJ-PI que promete automatizar processos no judiciário

o Robô de Informações da Corregedoria, também conhecido como RIC, foi lançado nesta sexta-feira (01).

Conheça o Robô do TJ-PI que promete automatizar processos no Judiciário. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prometendo revolucionar os procedimentos e impulsionar a eficácia do sistema judiciário do Piauí, o Robô de Informações da Corregedoria, também conhecido como RIC, foi lançado nesta sexta-feira (01), no Plenário do emblemático edifício do Tribunal de Justiça do Piauí. O projeto tem como objetivo automatizar algumas tarefas desempenhadas pelos servidores da primeira instância do Judiciário.

Solenidade de lançamemto./ Foto: Divulgação

A solenidade de lançamento contou com a presença de desembargadores, juízes, servidores e demais autoridades de órgãos públicos do Piauí. Durante o evento, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, pontuou que o Robô de Informações da Corregedoria-RIC visa tornar os processos, que prosseguem na Justiça do Piauí, mais rápidos e precisos. 

 “Hoje é um marco em nossa jornada de modernização do Judiciário. O RIC é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa para tornar nossos processos mais ágeis e precisos. Com essas funcionalidades inovadoras, poderemos prevenir erros e agilizar procedimentos, proporcionando uma Justiça mais eficaz para todos os cidadãos do Piauí. A Corregedoria está comprometida com a contínua busca pela excelência e eficiência em nossos serviços, e o RIC é um passo importante nessa direção”, destacou o desembargador corregedor.

Ainda na ocasião, o corregedor-geral da Justiça do Piauí destacou que o primeiro robô da Justiça piauiense entra em ação em seu estágio inicial com uma série de tarefas essenciais que podem otimizar e facilitar a resolução significativa dos procedimentos judiciais no estado do Piauí.

Solenidade de lançamemto./ Foto: Divulgação

Os servidores do Núcleo de Aceleração de Projetos e Inteligência Artificial da Corregedoria Leandro Sampaio e Sávio Carneiro, ressaltaram que, nesse primeiro momento, o RIC vai acessar as bases de dados de registro de óbitos para verificar se alguma das partes envolvidas no processo judicial faleceu, certificando a existência do registro.

“Outra atividade realizada será a certificação de distribuições anteriores, a fim de determinar se já existem processos envolvendo as mesmas partes, podendo ajudar na identificação de litigância serial, prevenção e/ou litispendência”, destacou Leandro Sampaio.

Solenidade de lançamemto./ Foto: Divulgação

Para o membro do NAPIA Sávio Carneiro, o lançamento do Robô de Informações da Corregedoria é um sinal claro de que o Judiciário do Piauí está abraçando a inovação tecnológica para melhor atender às necessidades da sociedade. “Com o RIC em ação, espera-se que o Sistema Judiciário seja mais ágil e eficaz, contribuindo para uma administração da Justiça mais eficiente e justa no Estado”, avaliou o servidor.

COMO VAI FUNCIONAR O RIC? 

Em sua primeira fase de implementação, segundo o TJ-PI, o Robô de Informações da Corregedoria-RIC será responsável por realizar três atividades cruciais:

  1. Verificação de Óbitos: o robô acessará as bases de dados de registro de óbitos para verificar se alguma das partes envolvidas em um processo judicial faleceu. Essa verificação é de suma importância para evitar que procedimentos continuem quando uma das partes já não está mais viva, certificando a existência do registro de óbito e interrompendo os processos necessários.
  2.  Certificação de Distribuições Anteriores: o RIC examinará os registros para determinar se já existem processos envolvendo as mesmas partes. Essa função ajudará na identificação de litigância serial, prevenção de conflitos e litispendência, economizando recursos valiosos do Judiciário.
  3. Certificação de Prescrição: o robô cruzará informações levantadas no processo com os prazos de prescrição das tipificações penais. Isso auxiliará os magistrados na tomada de decisões, garantindo que a Justiça seja aplicada dentro dos prazos legais.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES