TJ revoga decisão e mantém repasses de ICMS favoráveis para Teresina

Segundo levantamentos, o impacto financeiro da decisão revogada totalizaria o montante de R$ 15 milhões até o final do ano

Procuradoria Geral do Município (PGM) conquistou uma decisão favorável junto ao STJ | Moisés Sabá
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria Geral do Município (PGM) conquistou uma decisão favorável junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) relacionada aos repasses de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) referentes ao ano de 2023. Levantamentos apontam que o impacto financeiro da decisão revogada totalizaria o montante de R$ 15 milhões até o final do ano.

A decisão foi preferida no julgamento de recurso apresentado pela Procuradoria Municipal, tendo a Presidente da Corte Superior, Ministra Maria Thereza de Assis Moura, acolhido a tese suscitada pelo município de Teresina, reconhecendo não ser a matéria cabível de discussão no STJ.

Naquela instância, a ministra deliberou em revogar a decisão anterior proferida pela própria Presidência do STJ, restaurando assim os efeitos da liminar obtida previamente pelo município de Teresina no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI). Essa liminar determinava a não aplicação dos índices do ICMS Educação e ICMS Saúde para o ano de 2023, resultando em uma reconfiguração mais vantajosa da alocação desses recursos para a capital.

“A decisão proferida pelo STJ reafirma o direito do município de Teresina ao recebimento dos repasses do ICMS sem incidência dos novos critérios de distribuição no ano em curso, sendo importante para a manutenção do equilíbrio financeiro da Prefeitura de Teresina, necessários para a manutenção dos serviços públicos”, enfatizou o Procurador Geral, afirmou o Procurador Geral do Município de Teresina, Ricardo Martins Neto



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES