Três sóis? Fenômeno raríssimo é registrado por moradores de Parnaíba

O climatologista Werton Costa explicou o que o parélio é um halo solar formado pela refração da luz solar sobre nuvens cirrus

Três sóis? Fenômeno raríssimo é registrado por moradores de Parnaíba | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moradores de Parnaíba, no litoral do Piauí, presenciaram um fenômeno raríssimo e belo no céu, na manhã desta quarta-feira (22). Três fontes de luz, semelhantes a três sóis, se destacaram no céu devido ao efeito ótico e meteorológico conhecido como parélio. A temperatura mínima na cidade de pouco mais de 160 mil habitantes foi de 25°C e poucas nuvens competiram com o espetáculo celestial. 

Surpreendidos, os moradores registraram o fenômeno em fotos e vídeos.

O climatologista Werton Costa explicou o que o parélio é um halo solar formado pela refração da luz solar sobre nuvens cirrus. "Para ocorrer, o sol precisa estar inclinado durante o amanhecer ou entardecer. Essa condição produz dois pontos luminosos à esquerda e à direita do halo, semelhantes ao arco-íris, mas lembrando o sol, daí o nome parelio, ou falso sol", disse.

Cristais de gelo?

Duas condições são cruciais para essas manchas brilhantes e que se assemelham com um arco-íris: a presença de cristais de gelo no ar e o Sol próximo ao horizonte. Esse fenômeno óptico resulta da reflexão e refração da luz solar pelo gelo em suspensão. 

Geralmente, dois parélios se formam simultaneamente, um de cada lado do Sol, sendo chamados em inglês de "sun dogs" – ou "cachorros do Sol" – por sempre seguirem o astro rei.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES