UESPI lança projeto de extensão contra abandono de animais nos campi da universidade

No campus Torquato Neto, em Teresina, e em outros campi da UESPI, é comum encontrar animais (gatos e cachorros) circulando pelos corredores e outros ambientes.

UESPI lança projeto de extensão contra abandono de animais nos campi da universidade | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o intuito de sensibilizar toda a comunidade acadêmica sobre a causa animal e coibir o abandono de cães e gatos nas dependências da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX/UESPI) lançou o projeto "Convivência Ética entre Animais Humanos e Não Humanos". A ação vai arrecadar doações de ração e ampliar o debate sobre violência contra animais dentro e fora da instituição.

No campus Torquato Neto, em Teresina, e em outros campi da UESPI, é comum encontrar animais (gatos e cachorros) circulando pelos corredores e outros ambientes. A professora Dra. Maria Tereza de Alencar, uma das coordenadoras do projeto, disse que é necessário prevenir o abandono de animais por meio da sensibilização e da adoção de práticas éticas de convivência. 

"Diante desse desafio, a comunidade está se unindo com o objetivo de implementar melhorias significativas. Professores, alunos e técnicos têm se engajado nesse projeto e fazemos um pedido a todos para que se juntem a nós, contribuam e doem para esta nobre causa”, contou.

Os animais abandonados na UESPI são vítimas de maus-tratos, o que é configurado como crime pela Lei Federal 9.605/98. A Lei Federal 14.064/20 aumentou as penalidades para maus-tratos contra cães e gatos, incluindo reclusão, multa e proibição de guarda. Para o Conselho Federal de Medicina Veterinária, maus-tratos ocorrem quando os animais sofrem desnecessariamente, seja por atos intencionais, negligência ou imprudência.

Como ajudar?

1. Doação de Ração: A comunidade pode contribuir doando ração, deixando-a na guarita do campus Pirajá.

2. Doação Financeira: Para aqueles que preferem contribuir financeiramente, o projeto aceita doações via Pix para a coordenação do projeto, identificada como Maria Tereza de Alencar, CPF 247.143.723-00. Essas doações serão direcionadas para a aquisição de ração, medicação e atendimento médico veterinário.

Como denunciar maus-tratos no Piauí

O Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-PI) lançou um canal de denúncia de maus-tratos a animais. O lançamento aconteceu em uma data significativa – 4 de abril de 2023 – Dia Mundial dos Animais de Rua.

O registro é feito  pelo número (86) 98112 9958, que também atende por meio do app WhatsApp. A ação é um projeto estadual que inclui atividades para  promoção dos direitos dos animais e que se chama “Amor sem raça definida”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES