UFPI suspende aulas após curto-circuito no campus Ministro Petrônio Portella

A previsão é que a energia seja totalmente restaurada até o final do dia.

Energia elétrica deve voltar na tarde de hoje (5) | UFPI/Assessoria de Comunicação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um curto-circuito deixou salas de aula e laboratórios do Campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizado na zona Leste de Teresina, sem energia elétrica na manhã desta quinta-feira (5). Em consequência disso, as aulas presenciais tiveram que ser suspensas devido à falta de luz e devem retornar na sexta-feira (6). Apenas o bloco do Centro de Ciências Agrárias, que fica em uma área mais afastada do campus, não foi afetado pelo apagão.

A Prefeitura Universitária (PREUNI) emitiu uma nota explicando que o curto-circuito ocorreu por volta das 9h, em um cubículo de média tensão, um espaço destinado ao abrigo de instalações elétricas e organização de cabos de energia.

A UFPI informou que medidas para resolver o problema já estão em andamento, com os reparos iniciados, e a previsão é que a energia seja totalmente restaurada até o final do dia. Conforme as diretrizes da UFPI, a realização de aulas remotas pode ser adotada, levando em consideração a autonomia dos professores e as especificidades de cada disciplina, de acordo com o conteúdo curricular correspondente.

A Equatorial Piauí declarou que a interrupção no fornecimento de energia no campus da UFPI em Teresina foi causada por um defeito interno, que é de responsabilidade da instituição. A distribuidora comunicou que agiu prontamente e enviou uma equipe ao local para investigar o ocorrido e para restabelecer o fornecimento de energia. 

Restaurantes suspendem e limitam almoço

A Coordenadoria dos Restaurantes Universitários (CRU/PRAEC) informou que o Restaurante Universitário RU2 não abrirá para o almoço e que o RU1 (CENTRAL) e RU3 (CCA) estarão funcionando para o atendimento com produção de refeição limitada. O Hospital Universitário não foi afetado pelo apagão.

Confira a nota da Equatorial:

A Equatorial Piauí informa que a interrupção do fornecimento de energia no campus da Universidade Federal do Piauí em Teresina, ocorrida na manhã desta quinta-feira (5), foi ocasionada por um defeito interno, de responsabilidade da instituição. 

A Distribuidora ressalta que prontamente enviou uma equipe ao local para investigar o caso e, após constatação do defeito interno, os técnicos da UFPI iniciaram os reparos para o restabelecimento do fornecimento com total suporte da concessionária.

Nota da UFPI

A Prefeitura Universitária (PREUNI) informa que o Campus Ministro Petrônio Portella - Teresina (com exceção do CCA - Centro de Ciências Agrárias) encontra-se sem energia devido a um curto circuito originado no cubículo de medição geral da UFPI.

As providências para solução do problema já estão em curso, com conserto iniciado, e a previsão de retorno é até o final do dia. Para a retomada da energia, será necessário também atuação da Equatorial.

A PREUNI agradece a compreensão da comunidade acadêmica e reafirma que está trabalhando para que o restabelecimento da energia ocorra o mais breve possível.

AULAS CAMPUS TERESINA - Sobre as aulas nos cursos do Campus de Teresina, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG) informa que, conforme prevê o normativo da UFPI, a mediação tecnológica poderá ocorrer, com respeito à autonomia docente e à natureza de cada disciplina, em sintonia com o componente curricular. 

Nos setores em que há energia elétrica e em ações que ocorrem em outros espaços, como o HU-UFPI, as atividades seguem normalmente.

Princípio de incêndio na semana passada

Na última terça-feira, 26 de setembro, um princípio de incêndio atingiu o laboratório de microscopia de força atômica, do Programa de Pós-Graduação em Física, do Centro de Ciências da Natureza (CCN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

Conforme a coordenação da Pós-Graduação, dois alunos foram encaminhados a um hospital por intoxicação com fumaça e um equipamento, um microscópio de força atômica, avaliado em R$ 600 mil, foi atingido por fuligem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES