Urgência oftalmológica lidera as entradas no HUT; 990 casos em junho

Em junho, a demanda do serviço oftalmológico foi a maior desde 2008

Urgência oftalmológica lidera as entradas no HUT | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), também é referência em traumas oculares. Em junho, a demanda do serviço oftalmológico foi a maior desde 2008. Segundo os dados da Unidade de Estatística, 990 usuários foram casos de urgência dessa especialidade no ambulatório e 26 cirurgias oculares realizadas, quase uma por dia.

Quadros de dor ocular e corpo estranho no olho representaram cerca de 19% dos atendimentos, juntos foram as maiores causas de entrada no HUT no último mês. O serviço funciona 24 horas por dia com atendimento à população por demanda espontânea e tem à disposição oftalmologistas cirurgiões em plantão presencial permanente.

O diretor geral do HUT, Anderson Dantas, afirmou que nenhum outro hospital público da região dispõe desses profissionais de forma contínua e lembra que o HUT atende exclusivamente casos de urgência e emergência como: inflamação, traumas (contusão ou perfuro cortante), lesões agudas e infecções, acidentes com químicos e corpo estranho no olho.

Quadros de déficit visual prolongado, como cirurgias de catarata e exames de visão para óculos devem ser atendidos ou encaminhados nos postos de saúde da atenção básica, orienta o médico.

O serviço conta com 10 oftalmologistas. O HUT é a maior emergência pública do Estado, mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e referência SUS em cerca de 19 especialidades para situações de urgência de alta complexidade.

Emergência do HUT já salvou quase 30 mil vidas somente neste ano 

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já salvou mais de 29.861 vidas entre janeiro e junho de 2023. A unidade de saúde , que tem 375 leitos divididos em terapia intensiva e enfermarias, já realizou mais de 30.500 mil atendimentos neste ano, que resultaram em 7.758 cirurgias, 10.672 internações, e 73.821 mil exames realizados.

A atenção dedicada ao atendimento do politraumatizado é fundamental para garantir um prognóstico favorável ao paciente. Na unidade de saúde, diversos casos são frequentemente atendidos, incluindo acidentes envolvendo motociclistas, urgências oftalmológicas, fraturas causadas por quedas, ferimentos por armas brancas e de fogo, além de crianças com corpos estranhos e mal súbitos decorrentes de uma variedade de causas, desde arritmias cardíacas até condições mais sérias, como infarto e AVC 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES