Vacinas Covid-19: entenda o esquema vacinal para cada grupo populacional

O esquema vacinal é composto por três doses (D1, D2 e D3), sendo que entre a D1 e D2 a aplicação deve ocorrer com intervalo de quatro semanas

Vacinas Covid-19: entenda o esquema vacinal para cada grupo populacional | Divulgação/Sesapi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) segue mobilizando à população do Piauí, que ainda não completou seu esquema vacinal contra a Covid-19, para voltar aos postos de saúde de seus municípios para tomar as doses necessárias de proteção contra o vírus. 

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, é necessária mais uma dose de reforço com a bivalente para as pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses. 

“A decisão do Ministério da Saúde é uma estratégia preventiva após a identificação de duas novas sublinhagens (a JN.1 e a JG.3), e esse grupo é o mais suscetível a desenvolver às formas mais graves da doença e pra evitar, pedimos que essa população, que tomou a vacina há seis meses ou mais, retorne aos pontos de imunização de sua cidade e receba mais uma dose”, pontua a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

Para as pessoas que ainda não realizaram a primeira dose com a bivalente, acima de 18 anos, desde que no mínimo quatro meses após a última dose, precisam retornar aos postos de saúde e tomar sua vacina. Já nas demais idades permanecem as orientações da vacina disponível para toda a população elegível acima de 6 meses de idade. O esquema vacinal é composto por três doses (D1, D2 e D3), sendo que entre a D1 e D2 a aplicação deve ocorrer com intervalo de quatro semanas, já entre a D2 e a D3 esse espaço deve ser de oito semanas. 

“A Sesapi segue distribuindo as doses aos municípios de forma regular, conforme recebimento das mesmas do Ministério da Saúde e as quantidades demandadas pelos municípios, através das nossas Regionais de Saúde”, lembra a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES