Vereador arremata gibão e chapéu de couro por R$ 5 mil no Piauí; vídeo

Um dos organizadores do evento, Francivagno, contou ao Meio Norte.com que o leilão aconteceu durante a tradicional festa do vaqueiro.

São Benedito | Foto: Reprodução/ Pascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é um dos estados mais religiosos e católicos do Brasil, onde santos da Igreja Católica viram padrinhos das cidades conforme a tradição local. Por conta dos padroeiros, os municípios do Piauí realizam os festejos em homenagem aos santos, comemorações que duram de três a treze dias, e são chamados de tríduos, novenas ou  trezenas.

E foi em um desses festejos, precisamente o de São Benedito, na pequena cidade de Beneditinos, no Norte do Estado, que um leilão chamou bastante atenção, após um gibão e um chapéu de couro ser arrematado pelo valor de R$ 5 mil.

Em entrevista ao Meio Norte.com, um dos organizadores do evento, Francivagno, contou que o leilão aconteceu durante a tradicional festa do vaqueiro, na última segunda-feira, 30 de outubro. O gibão e o chapéu foram arrematados pelo presidente da Câmara da cidade, Evandro Mendes, que ao final do evento doou as vestimentas de couro novamente para a igreja.

O leilão ocorreu na segunda, na tradicional festa do vaqueiro. O gibão e o chápeu foram confeccionados por um artesão aqui da cidade para vestir a imagem de São Benedito durante a procissão dos vaqueiros, onde a imagem do santo é carregada por várias ruas da até a igreja”, afirmou o organizador.

Gibão é uma vestimenta usada por vaqueiros para a proteção pessoal durante o trabalho na mata. A vestimenta é feita com couro de gado. “Após arrematar as peças, o vereador fez a doação novamente para a igreja. O material está guardado no acervo local”, finalizou Francivagno.

São Benedito é festejado em Beneditinos do dia 22 de outubro ao dia 1º de novembro. E reúne centenas de devotos na igreja matriz da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES