Avião é perseguido pela FAB e piloto incendeia aeronave após pousar no PR

Toda a operação foi conduzida em colaboração com a Polícia Federal, contando com o apoio da Polícia Militar do Paraná

Avião é perseguido pela FAB e piloto incendeia aeronave após pousar no PR | Divulgação: FAB/Polícia Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a Operação Ágata Conjunta Sul, na terça-feira, 4 de julho, por volta das 8h (horário de Brasília), a Força Aérea Brasileira (FAB) detectou uma aeronave de pequeno porte, modelo PA-28, adentrando o espaço aéreo do estado do Paraná, na região oeste, sem autorização ou plano de voo. Para monitorar a aeronave, a FAB mobilizou os caças A-29 Super Tucano e o avião radar E-99.

Os pilotos responsáveis pela defesa aérea seguiram rigorosamente o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro. Conforme estabelecido pelo Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004, a aeronave em questão foi classificada como suspeita no momento da identificação.

Avião é perseguido pela FAB e piloto incendeia aeronave após pousar no PR - Foto: Divulgação/FAB 

Posteriormente, o piloto da aeronave suspeita realizou um pouso em uma pista localizada na cidade de Tuneiras do Oeste, no Paraná. Em um ato subsequente, o piloto incendiou o avião e fugiu do local antes da chegada das autoridades policiais. Toda a operação foi conduzida em colaboração com a Polícia Federal, contando com o apoio da Polícia Militar do Paraná. 

Avião é perseguido pela FAB e piloto incendeia aeronave após pousar no PR - Foto: Divulgação/FAB

OPERAÇÃO ÁGATA CONJUNTA SUL

A Operação Ágata Conjunta Sul de 2023 representa a maior iniciativa de combate aos crimes transfronteiriços realizada no Brasil. Desde o dia 1º de julho, a operação está em pleno andamento na região Sul do país, abrangendo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como objetivo a realização de ações preventivas e repressivas, na fronteira terrestre e marítima, contra delitos transfronteiriços e ambientais em coordenação com órgãos de segurança e de fiscalização federais e estaduais. 

(Com informações da FAB)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES