Caso Kemilly Silva: mãe de menina assassinada pode ser responsabilizada

Na madrugada do último sábado (09), a vítima foi sequestrada, estuprada e morta pelo primo Reynaldo Rocha Nascimento, 22.

Kemilly Silva | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nova Iguaçu (RJ) - O crime contra a pequena Kemilly Hadassa Silva, de apenas 4 anos, chocou os moradores do bairro Cabuçu. Na madrugada do último sábado (09), ela foi sequestrada, estuprada e morta pelo primo Reynaldo Rocha Nascimento, 22. Em meio a toda a barbárie, fica o questionamento sobre a eventual responsabilidade da mãe da vítima no caso.

Leia Mais

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) abriu investigação contra a mulher por negligência e abandono de incapaz. No dia, ela havia deixado os filhos sozinhos em casa para ir a uma festa. Kemilly foi estrangulada e encontrada em um saco de ração próxima ao local do crime.

Segundo o delegado Mauro César, titular da unidade, “a mãe deixou a filha e mais dois irmãos dela sozinhos em casa e foi a um forró no mesmo bairro. Quando retornou e não a encontrou, se desesperou e buscou ajuda da Polícia Civil”. Esse fato que daria base à apuração.

Kemilly Hadassa Silva | FOTO: Reprodução

Entretanto, o advogado criminalista Gabriel Castro vê que a tese pode não ser efetiva, tendo em vista um fator determinante: a intenção.

“A pessoa só pode ser responsabilizada por esse tipo penal, se houver a intuito de abandonar, o que não se vislumbra, até então, no caso. Além disso, não há possibilidade de responsabilização a título culposo (sem intenção), uma vez que não há previsão legal nesse sentido. Deveria haver na investigação a demonstração de que essa mãe teve alguma intenção de abandonar”, analisou o advogado.

Acusado pelo crime, Reynaldo Rocha Nascimento | FOTO: Reprodução

No entanto, caso essa tese seja provada, a mãe pode responder criminalmente e ter a condenação aumentada, em razão das circunstâncias da situação. De acordo com o artigo 133, do Código Penal, “se o abandono da criança resultou em morte, a pena é de reclusão de 4 a 12 anos”.

“Também deve ser levado em consideração se o fato ocorreu em lugar ermo e se o agente é ascendente ou descendente (da vítima). Nesse sentido, ela é ascendente da menor (a mãe), então, a pena aumenta em um terço”, explica Berlinque Cantelmo, advogado criminalista e sócio da Cantelmo Advogados Associados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES