Criança amarrada por fazer xixi: Justiça decreta prisão de donos de escola

Ao menos 12 pais e mães, além de duas professoras, já prestaram depoimento. A denunciante relatou as punições, humilhações e agressões impostas aos alunos.

Após a primeira denúncia, outras situações semelhantes vieram à tona | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça de São Paulo decretou a prisão temporária dos donos da escola particular Pequiá, após várias denúncias de maus-tratos em alunos dentro da Unidade de ensino. O caso mais recente trata-se de uma criança sendo humilhada na frente dos colegas por ter feito xixi nas roupas.

O delegado Fábio Daré, responsável pela investigação, afirmou que os registros de flagrante mostram "situações vexatórias". Segundo ele, além das imagens, os relatos parecidos em todos os depoimentos foram decisivos para a investigação. Sendo assim, a Justiça acatou o pedido de prisão por 30 dias, além de mandados de busca e apreensão em seus endereços.

"A princípio [a investigação] foi [aberta] por maus-tratos e submeter criança a situação vexatória. Mas pelos relatos, pela gravidade dos relatos, eu incluí a tortura. Por alguns indícios que eu tinha das oitivas. As filmagens são tristes, revoltantes e isso causou muita revolta na gente, nas mães, nos pais", disse o delegado ao G1.

Ainda segundo o delegado, o caso corre em sigilo por envolver menores de idade. De acordo com Fábio Daré, se porventura os donos da escola, Andrea Carvalho Alves Moreira e Eduardo Mori Kawano, não forem localizados ainda hoje, serão considerados foragidos da Justiça. 

Ao menos 12 pais e mães, além de duas professoras, já prestaram depoimento. Os casos de maus-tratos foram descobertos por uma das professoras que, depois de testemunhar as humilhações, conseguiu esconder o celular e gravar. Uma foto recente mostra um menino amarrado pela blusa em um poste. Em outro caso, uma mulher grita para que uma aluna de um ano e meio guarde os brinquedos.

"Fiquei horrorizada. Chorei, chorei, não podia acreditar. Não dava para acreditar que estava acontecendo isso", disse Carina Pereira, a mãe de uma aluna.

Outro país, Ivan Luís Prior Pecchi e Tania Cellia Regis Recchi, também procuraram a delegacia, alegando que o filho deles, de 5 anos, estava matriculado desde os 11 meses, e os donos da escola tentavam impedir o contato entre pais e professores.

"Faziam de tudo para gente não ter acesso, para não trocar informações. E com os professores era a mesma coisa. A gente não podia ter acesso a nenhum professor”, relata a família do aluno.

Procurada pela reportagem, a professora que denunciou os empresários detalhou às investigações, que as cenas de horror não são nem a metade do que os donos faziam contra as crianças. No boletim de ocorrência, ela relatou punições, humilhações e agressões impostas aos alunos quando algo não acontecia como esperado pelos donos. 

"As fotos e os vídeos que a gente tem não é nem metade das coisas que eles faziam. Eles gritavam muito com as crianças, tinham até o quarto escuro, que muitas crianças falam e era praticamente um quarto de castigo", disse a professora Anny Garcia Junqueira, que fez a denúncia.

A reportagem também procurou a Defesa dos donos da escola. Segundo ela, ainda não teve acesso ao inquérito e que, por enquanto, pode esclarecer que os donos da escola negam veementemente as acusações e são totalmente inocentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES