Dois helicópteros da polícia são atingidos por tiros no Rio de Janeiro

Essa ação envolveu a mobilização de mil homens com o objetivo de capturar os principais líderes do Comando Vermelho.

Helicóptero da Polícia Civil teve de pousar após ser atingido por um tiro | Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira (9), durante uma operação conjunta das forças de segurança do estado do Rio de Janeiro, dois helicópteros, um pertencente à Polícia Civil e outro à Polícia Militar, foram alvejados por tiros. Os disparos ocorreram enquanto as duas aeronaves sobrevoavam a Vila Cruzeiro. Como resultado, ambas as aeronaves tiveram que retornar ao solo, mas nenhum agente a bordo ficou ferido.

Essa ação envolveu a mobilização de mil homens com o objetivo de capturar os principais líderes do Comando Vermelho (CV), que é a maior facção de tráfico de drogas do estado. A operação foi uma resposta à morte de três médicos na Barra da Tijuca, na semana anterior, e também visava lidar com os conflitos territoriais entre essa quadrilha e grupos milicianos na Zona Oeste do Rio.

Durante a operação, os agentes cumpriram pelo menos 100 mandados de prisão, visando indivíduos como Wilton Carlos Rabelho Quintanilha, conhecido como Abelha, e Edgar Alves de Andrade, apelidado de Doca. 

Além disso, as autoridades localizaram um laboratório utilizado para o refino de drogas e a produção de artefatos explosivos no Complexo da Maré, especificamente no Parque União. A operação também teve impactos na educação, afetando 58 escolas e cerca de 21 mil alunos, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação.

Secretários acompanham imagens de câmeras - Foto: Rafael Campos

As equipes de segurança se deslocaram para áreas dominadas pelo Comando Vermelho, como a Maré, a Penha e a Cidade de Deus, onde moradores relataram confrontos intensos, que ocorreram até mesmo durante a madrugada.

O secretário estadual de Polícia Civil, José Renato Torres, destacou que a operação foi desencadeada após o setor de inteligência identificar a migração de membros da cúpula do Comando Vermelho para essas comunidades.

O governador Cláudio Castro enfatizou que essa operação foi viável graças a um significativo investimento nas forças policiais, representando o maior investimento de toda a história do estado. Ele ressaltou que os protocolos de investigação e treinamento foram rigorosamente seguidos, assim como as decisões judiciais. O acompanhamento das operações foi realizado pelo secretário da Polícia Civil, José Renato Torres, e pelo secretário da PM, Luiz Henrique Marinho Pires, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES