Empresário que incitou atos golpistas é preso após novos ataques ao STF

A prisão ocorreu em cumprimento a uma ordem expedida pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, na sexta-feira (22).

Marcos Soares Moreira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O empresário Marcos Soares Moreira, acusado de participar de atos golpistas em 8 de janeiro e réu no Supremo Tribunal Federal (STF), foi detido no Espírito Santo neste sábado (23). A prisão ocorreu em cumprimento a uma ordem expedida pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, na sexta-feira (22).

Marcos Soares Moreira havia violado medidas cautelares, como a proibição de usar redes sociais, ao publicar vídeos com ataques aos ministros Alexandre de Moraes e Rosa Weber. Ele já havia sido preso anteriormente em janeiro deste ano.

Segundo informações da Polícia Federal (PF), o empresário não estava em casa no momento da prisão. Ele foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Viana II, conforme comunicado da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A advogada de Marcos, Margarida da Silva, tomou conhecimento da prisão do cliente, mas não tinha detalhes sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes e optou por não fazer comentários.

O superintendente da PF, Eugênio Ricas, informou que a ordem era apenas prender o empresário, e não havia informações sobre sua transferência para Brasília.

Marcos Moreira, residente na Serra, Grande Vitória, é conhecido por sua atuação como modelo e empresário no ramo de fabricação de cortinas. Ele defendeu publicamente uma tomada de poder e demonstrou apoio à família do ex-presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais.

O empresário compartilhou vídeos de sua participação nos eventos em Brasília, incluindo um acampamento golpista de bolsonaristas no 38º Batalhão de Infantaria do Exército, em janeiro.

Ao justificar a prisão de Marcos, o ministro Alexandre de Moraes destacou que o empresário desrespeitou as medidas cautelares e publicou vídeos atacando o STF e ofendendo a honra dos ministros. Moraes mencionou que em uma das postagens, o acusado convocou, manifestantes para protestar, no dia 12 de outubro de 2023,  contra um julgamento em andamento no STF sobre a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação.

Apesar de ter afirmado em um vídeo que não temia ser preso novamente, Marcos fechou os comentários em suas postagens e sua conta no Instagram após se tornar viral na internet na última semana. Ele também se apresentava como pré-candidato a vereador da Serra.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES