Governo determina revisão dos protocolos de segurança em penitenciárias

Em nota foi determinada uma “imediata e abrangente revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais”

Governo determina revisão dos protocolos de segurança em penitenciárias | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o anúncio da fuga de dois detentos na manhã desta quarta-feira (14) de um presídio federal de Mossoró (RN) foi anunciado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, medidas urgentes tomadas pelo governo Lula sobre o caso. Elas vão abranger todas as cinco penitenciárias federais do Brasil.

Em  nota foi determinada uma "imediata e abrangente revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais". Além da mobilização da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para o monitoramento das rodovias para dar suporte na captura dos fugitivos.

Uma equipe com a finalidade de apurar a causa da fuga foi deslocada para Mossoró através do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia. A Direção-Geral da Polícia Federal também foi acionada para fazer investigar eventuais responsabilidades. Até o momento as ações de buscas já contam com 100 agentes federais.

O nome dos fugitivos vai ser colocado no Sistema de Difusão Laranja da Interpol e Sistema de Proteção de Fronteiras, com o objetivo de diminuir os riscos de uma tentativa de fuga para o exterior. As Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco) foram mobilizadas para colaborar na captura dos foragidos, o grupo integra polícias federais e estaduais.

Fuga

Dois detentos conseguiram escapar da Penitenciária Federal de Mossoró, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, marcando o primeiro incidente de fuga na história do sistema penitenciário federal, que abrange cinco presídios de segurança máxima.

Eles foram identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, também conhecido como "Tatu" ou "Deisinho". Originários do Acre, a dupla estava detida desde 27 de setembro de 2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES