Helicóptero tentou voltar a SP minutos antes de cair e matar 4 ocupantes, diz polícia

O helicóptero, um Robinson R44 Raven, não tinha equipamentos para fazer voos por instrumentos, e as nuvens na região impediam voo visual.

Helicóptero tentou voltar a SP minutos antes de cair e matar 4 ocupantes, diz polícia | Foto: Polícia Militar do Estado de São Paulo/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil de São Paulo informou, preliminarmente, que o piloto do helicóptero encontrado na manhã desta sexta-feira (12), em Paraibuna, após 12 dias de buscas, em um acidente que deixou quatro mortos, tentou voltar para a capital paulista, de onde havia saído. A intenção era fugir do mau tempo, que pode ter ocasionado a tragédia. 

Segundo o delegado Paulo Sérgio Reis Mello, comandante do Departamento de Operações Policiais Especiais (Dope), o local em que os destroços da aeronave foram encontrados fica a apenas 10 km de distância do ponto em que o piloto Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos, havia feito um pouso de emergência, em 31 de dezembro, data do desaparecimento da aeronave.

O helicóptero, um Robinson R44 Raven, não tinha equipamentos para fazer voos por instrumentos, e as nuvens na região impediam voo visual. Para o delegado Mello, de forma preliminar, o local da queda indica que o piloto tentou retornar a São Paulo após esse pouso emergencial. Porém, ele caiu instantes depois da segunda decolagem.

“Saiu, voou um pouco, ficou tentando escapar das nuvens com intenção de retornar para São Paulo, não de prosseguir para Ilhabela, e não prosseguiu, infelizmente”, disse o delegado.

Helicóptero tentou voltar a SP minutos antes de cair e matar 4 ocupantes | FOTO: Divulgação/PM

RESGATE DOS CORPOS DAS VÍTIMAS

Os ocupantes do helicóptero eram Luciana Rodzewics, de 45 anos, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20, (filha de Luciana), Raphael Torres, 41, (amigo de Luciana e Letícia), e Cassiano Tete Teodoro, 44, (o piloto). 

O resgate dos corpos das quatro vítimas será feito em ação integrada pelas polícias civil e militar, mais agentes da Força Aérea Brasileira (FAB), que informou que o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados nesta sexta-feira para iniciarem as investigações sobre as causas do acidente.

“Temos quatro policiais do Comando da Aviação no local e pousamos próximo, estamos verificando, nesse local de pouso, como é o acesso do local para o acesso terrestre. A gente está mapeando ainda para verificar se há condições, principalmente durante o dia, nós não vamos trabalhar a noite neste cenário. A gente está correndo para ter essas respostas no acesso terrestre e depois tirar esse objeto”, explicou.

Polícia confirma mortes dos 4 ocupantes do helicóptero | FOTO: Reprodução

A partir da investigação, serão respondidas perguntas como: se as mortes ocorreram em função da queda ou após o acidente. O coronel Ronaldo Oliveira, comandante da aviação da PM, destacou que a corporação ainda está mapeando o acesso terrestre ao local onde o helicóptero foi encontrado.

"A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", informou a FAB.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES