Homem que matou mulher a facadas na frente da neta é condenado a 18 anos

O crime ocorreu em novembro de 2020 em Oeiras, horas antes da vítima ter feito um boletim solicitando medida protetiva contra o companheiro.

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Popular do Júri da comarca de Oeiras, no Sul do Piauí,  sob a presidência do juiz Rafael Palludo, condenou o réu Francisco das Chagas Pereira do Nascimento, denunciado como executor de homicídio duplamente qualificado, por motivo cruel, contra a própria companheira Francisca Ferreira dos Santos. O Conselho de Sentença julgou procedente a denúncia do Ministério Público e o condenou a uma pena de 18 anos de reclusão. A sessão ocorreu na última segunda-feira (06). 

O crime aconteceu no dia 21 de novembro de 2020, no bairro do Rosário, em Oeiras. O réu desferiu nove golpes de punhal contra Francisca Ferreira dos Santos, que não resistiu aos ferimentos e foi à óbito. Horas antes, a vítima havia registrado um Boletim de Ocorrência (BO) solicitando medida protetiva contra o companheiro. A pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado, com causa de aumento de pelo feminicídio ter sido praticado na presença da neta da vítima.

Homem que matou esposa a facadas na frente da neta é condenado a 18 anos (Foto: Reprodução/ WhatsApp) 

Na sentença, o juiz destacou a manutenção da custódia cautelar do réu e a imediata expedição de Guia de Recolhimento Provisório e autuação do réu no sistema SEEU, para o cumprimento provisório de pena em regime inicial fechado, recomendando o réu no estabelecimento penal onde se encontra, que é a Penitenciária de Oeiras. 

Além disso, Francisco das Chagas também foi condenado a 3 meses de detenção pela prática do crime de lesão corporal qualificada, como previsto no art. 129§, 9º, do Código Penal, a ser cumprida, inicialmente, em regime aberto.

A promotora de Justiça Ednolia Evangelista de Almeida, que é titular da 3ª Promotoria de Justiça de Oeiras, representou o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), durante o julgamento.

Homem que matou esposa a facadas na frente da neta é condenado a 18 anos (Foto: Reprodução/ MP-PI)

Relembre o caso 

Francisco das Chagas Pereira do Nascimento confessou ter matado a facadas a Francisca Ferreira dos Santos, conhecida como 'Mocinha', em Oeiras. Preso horas após cometer o crime, o réu é pai de dois filhos. Em seu depoimento na época do crime, ele que contou a motivação do crime e a forma como agiu para tirar a vida de Francisca Ferreira.

Segundo consta no depoimento, o acusado disse que mantinha um relacionamento com a vítima há cerca de dois anos, tendo alugado uma casa no bairro Canela onde passou a morar com a mulher e uma neta, de cinco anos de idade. Ele disse que no dia do crime, teve uma crise de ciúmes, após perceber que Francisca havia recebido uma mensagem do celular, e por ciúmes a agrediu fisicamente e quebrou seu aparelho telefônico e um ventilador.

Francisco disse que após esse fato, deixou a residência do casal e foi para o bairro Várzea onde consumiu dois litros de uma bebida alcoólica e que por volta das 21h, recebeu uma ligação telefônica da vítima pedindo que fosse retirar seus pertences da casa em que viviam. Segundo o depoimento, ele disse que neste momento "ficou cego de raiva", consumiu mais bebida alcoólica, pegando um punhal e seguindo para a casa em que Mocinha estava, a encontrando de saída, e que "estava cego" de raiva, momento em que correu atrás dela com o punhal, lhe desferindo vários golpes e que a neta presenciou toda a cena. Ele disse que foram os golpes foram nas costas e em outras partes do corpo. Após a perícia, constatou-se que foram 8 golpes de punhal.

Após cometer o crime, o réu relatou que se dirigiu até as proximidades do açude do Canela, local em que jogou a arma usada no crime, em seguida dirigiu-se ao bairro Várzea, onde em conversa com parentes decidiu não mais empreender fuga. Ele foi preso logo em seguida em encaminhado para a Delegacia de Oeiras.

 

 

 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES