Lewandowski diz que não há prazo para captura de fugitivos da Penitenciária de Mossoró

Lewandowski destacou que estão sendo feitos ajustes para corrigir quaisquer falhas na segurança da penitenciária.

Lewandowski em coletiva de imprensa neste domingo (18) | Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou neste domingo (18) que não há um prazo definido para a captura dos presos que fugiram da penitenciária de segurança máxima de Mossoró. Durante uma coletiva realizada na própria cidade de Mossoró, Lewandowski destacou que estão sendo feitos ajustes para corrigir quaisquer falhas na segurança da penitenciária, e que cerca de 500 agentes das diversas forças policiais estão empenhados na busca pelos fugitivos.

"Não há fragilidades no sistema penitenciário federal. Nós tivemos um caso pontual aqui na Penitenciária Federal de Mossoró, que não vai se repetir".

O ministro explicou que a complexidade do terreno tem sido um desafio para as operações de busca. Ele descreveu a área como coberta por mata, localizada em uma zona rural com uma extensa área e diversas vias, o que torna o trabalho de busca bastante desafiador.

Para auxiliar nas buscas, estão sendo utilizados helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos avançados. Lewandowski destacou que todas as possíveis causas da fuga estão sendo investigadas, incluindo a possibilidade de conivência de terceiros.

Ele também ressaltou que não há fragilidades no sistema penitenciário federal como um todo, mas que as falhas específicas encontradas na penitenciária de Mossoró estão sendo corrigidas imediatamente. "As demais medidas que nós anunciamos, sensores de presença, reconhecimento facial, iluminação, câmeras, o incremento da inteligência, a contratação de mais policiais penais federais, isso tudo está sendo providenciado."

As autoridades responsáveis pela investigação, incluindo a Polícia Federal, estão conduzindo um inquérito para apurar as circunstâncias da fuga. Além disso, medidas de reforço na segurança, como a construção de muralhas nos presídios federais de segurança máxima, estão sendo implementadas.

Lewandowski viajou para Mossoró com a cúpula do Ministério da Justiça e da Segurança Pública para acompanhar as investigações e garantir que os fugitivos sejam capturados o mais breve possível. Lewandowski desembarcou no Aeroporto de Mossoró, por volta das 9h30 deste domingo (18) e no final da tarde, retornou para Brasília.

"Haveremos de superar em breve essa situação adversa. Já demos conta de algumas medidas que pretendemos tomar a curto, médio e longo prazo, que serão definidas depois pelos nossos corpos técnicos", ressaltou.

Quinto dia de buscas

As buscas pelos fugitivos Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, que já estão no quinto dia, concentram-se em um perímetro de 15 quilômetros em torno do presídio. Diversas forças de segurança, incluindo policiais federais e estaduais, estão envolvidas nas operações, que também contam com a ajuda de moradores locais e o uso de tecnologia especializada.

Até o momento, foram encontrados objetos que podem pertencer aos fugitivos, incluindo uma camiseta de uniforme de presidiário. A polícia continua trabalhando para localizar e capturar os foragidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES