MP pede prisão de Renato Cariani após operação contra o tráfico de drogas

As investigações revelaram que o esquema envolvia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas para comercializar produtos químicos em São Paulo.

Renato Cariani | Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público pediu a prisão de Renato Cariani, de 47 anos, no entanto, a Justiça negou. Na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Federal deflagrou uma operação contra o tráfico de drogas e desvio de um produto químico utilizado para produzir crack. O alvo principal é a empresa do influencer, Anidrol, uma indústria química que fica localizada em Diadema, São Paulo.

Leia Mais

Segundo o delegado Vitor Vivaldi, o mesmo ocorreu com outros três investigados. Cariani é suspeito de envolvimento em um esquema que teria desviado 12 toneladas de produtos químicos e 15 toneladas de cocaína e crack prontos para consumo. Ele nega irregularidades em seus negócios.

Entre as drogas encontradas pela Operação Hinsberg, que leva o nome de um químico alemão do século 19, estão grandes quantidades de fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. O esquema todo teria movimentado ao menos R$ 6 milhões.

Empresa do influencer Renato Cariani faturou R$ 830 milhões | FOTO: PF

“Há cerca de um ano, apuramos 60 desvios de produtos químicos utilizados em empresas farmacêuticas para emissão de notas fiscais e faturamento, só que essas empresas obviamente não tinham adquirido o produto”, afirma o delegado Fabrízio Galli, chefe da delegacia de repressão às drogas.

Mais de 70 agentes estão nas ruas para cumprir 18 mandados de busca e apreensão em São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Diadema, Praia Grande, Guarujá, Curitiba e Rubim (MG). No esquema, ainda há endereços situados no Paraná.

Renato Cariani | FOTO: Redes Sociais

Em contrapartida, Renato Cariani publicou um vídeo no seu Instagram dizendo que a PF esteve em sua casa na manhã desta terça-feira (12) para cumprir mandado de busca e apreensão, mas que ele não havia tido ainda acesso a detalhes da operação. Ela ainda afirmou que a empresa investigada, da qual é sócio, atua desde 1981 de forma regular. "Foi uma surpresa", diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES