Operação no Complexo da Maré chega ao 5º dia, moradores relatam intenso tiroteio

Moradores das comunidades Baixa do Sapateiro, Nova Holanda, Parque União e Vila dos Pinheiros relataram um intenso tiroteio no início da manhã

Operação no complexo da Maré m | Reprodução/ Tv globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Militar do Rio de Janeiro, iniciou nesta segunda-feira (16) ao 5º dia realizando operações no complexo da Maré, localizado na zona Norte do Rio.

Já no início da manhã de hoje, policiais militares se dirigiram à área do complexo controlada pelo Terceiro Comando Puro (TCP), a segunda maior facção criminosa envolvida no tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, teve início o reforço da presença da Força Nacional nas estradas do estado.

Moradores das comunidades Baixa do Sapateiro, Nova Holanda, Parque União e Vila dos Pinheiros relataram um intenso tiroteio no início da manhã. De acordo com a PM, um homem ficou ferido durante o confronto, sendo que os agentes também encontraram uma pistola em sua posse.

NO CONFRONTO JÁ FOI REGISTRADA UMA MORTE E 24 PRISÕES 

Na segunda-feira, 9, equipes policiais lançaram uma operação para capturar líderes do Comando Vermelho (CV), a maior facção criminosa do Rio de Janeiro, que é rival do Terceiro Comando Puro (TCP) e das milícias. Os agentes se dirigiram às comunidades de Nova Holanda e Parque União, na Maré, áreas sob controle do CV, assim como à Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, e à Cidade de Deus.

Dos 60 mandados de prisão emitidos, apenas 6 foram executados, e outras 3 pessoas foram detidas em flagrante. Durante as buscas, foi encontrada uma carga suspeita de fentanil, um anestésico 50 vezes mais viciante que a heroína e 100 vezes mais potente que a morfina.

Na terça-feira, 10, as operações visaram o Terceiro Comando Puro (TCP). Na Maré, as forças policiais estiveram em 8 localidades, incluindo a Vila do João e a Vila dos Pinheiros, para cumprir os 54 mandados de prisão restantes. Pela manhã, as autoridades retomaram o controle de um clube que havia sido transformado em um "centro de treinamento tático" para atividades ligadas ao tráfico de drogas. Durante a operação, três indivíduos foram presos. Além disso, um adolescente foi apreendido e confessou ter lançado uma bomba caseira durante um assalto a um ônibus.

Na quarta-feira, 11, as operações foram realizadas nos complexos da Maré, de Israel e do Chapadão, que também estão sob o controle do Terceiro Comando Puro (TCP), resultando na prisão de 12 pessoas. Na Maré, surgiram denúncias de moradores alegando que policiais do Bope e da Core invadiram casas e realizaram buscas em celulares sem a devida autorização judicial. 

Ao contrário dos dias anteriores da operação, a imprensa foi impedida de acompanhar a movimentação das tropas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). No início da semana, imagens capturadas por drones da polícia e câmeras corporais dos policiais foram transmitidas e observadas por todos no CICC.

Na sexta-feira,13, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) atuou nas comunidades Vila dos Pinheiros e Salsa e Merengue, que estão sob o controle do TCP. Outra equipe do Bope foi enviada para a Chacrinha, localizada na Praça Seca, na Zona Oeste da cidade. Durante o confronto, os agentes apreenderam um fuzil, e um suspeito veio a óbito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES