Padre Airton Freire é preso por suposto envolvimento em estupro contra fiel

Em maio deste ano, uma vítima, a personal stylist Silvia Tavares de Souza, denunciou o sacerdote e desde então, ele estava suspenso das atividades religiosas

Padre Airton Freire e Silvia Tavares | Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, foi preso na manhã desta sexta-feira (14), por suspeita de participar ativamente de um estupro contra uma fiel. Em maio deste ano, uma vítima, a personal stylist Silvia Tavares de Souza, denunciou o sacerdote e desde então, ele estava suspenso das atividades religiosas em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

Segundo a vítima, a acusão se dá mediante um estupro praticado por Antonio Freire  em agosto de 2022. No dia 31 de maio, ela foi ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, em Recife, para pedir a conclusão da investigação do caso. A Polícia Civil realizará uma coletiva de imprensa para divulgar mais detalhes sobre a prisão preventiva do padre.

Conforme relatou Silvia Tavares, ela frequentava retiros espirituais organizados pelo padre desde 2019, e participou de pelo menos 25 desses eventos. Os dois se conheceram quando ela buscou a ajuda dele para tratar uma depressão. Silvia conta que durante um desses retiros, no dia 18 de agosto de 2022, foi chamada pelo sacerdote para ir a uma pequena casa isolada, conhecida como “casinha”, onde ficavam os aposentos dele. Lá, segundo ela, o padre pediu que ela fizesse uma massagem nele e mandou outro homem, o motorista, estuprá-la enquanto ele assistia e se masturbava. Airton Freire nega as acusações.

Silvia e padre Airton, em uma das visitas dela à Fundação Terra | Foto: Redes Sociais

"Na hora que Jailson estava me estuprando, o outro [o padre] estava se masturbando. Quando terminou, ele [Airton] simplesmente se levantou, pediu pra tomar banho, eu fiquei totalmente desorientada, sem saber o que estava acontecendo. Foi a hora que o outro [Jailson] também saiu do banho. Ele [o religioso] pegou no testículo de Jailson e disse 'veja que coisa linda'. Eu disse 'eu vou morrer?'. Ele disse 'não, você não vai morrer, você vai ficar calada”, afirmou Silvia Tavares ao NE1.

O motorista particular foi identificado como Jailson Leonardo da Silva, de 46 anos. O caso corre em segredo de Justiça e é investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Polícia Civil, que receberam a denúncia em novembro e dezembro de 2022.

"Quando eu o conheci, ele olhou pra mim, me abraçou, me beijou e disse: 'você pode voltar?' e eu me senti a mulher mais importante do mundo, porque é mais fácil chegar perto do Papa que perto dele, porque ele só anda com jagunços, com seguranças, e ele disse que eu tinha livre acesso. Desde esse dia, ele começou a me chamar de princesa. Eu gostaria que muitas mulheres também tivessem essa coragem, mas eu estou por elas, falando por elas", afirmou Sílvia Tavares ao NE1.

Em nota, os advogados do padre afirmam que "surpreendeu a defesa do padre Airton Freire a decisão de decretar a prisão preventiva do sacerdote. O feito é totalmente contrário às condições previstas em lei e será tratado em habeas corpus a ser impetrado pela defesa. Importante lembrar que o padre, um homem de 67 anos, sofre sérias restrições de saúde".

NOTA DA DEFESA DE AIRTON FREIRE

Surpreendeu a defesa do padre Airton Freire a decisão de decretar a prisão preventiva do sacerdote. O feito é totalmente contrário às condições previstas em lei e será tratado em habeas corpus a ser impetrado pela defesa. Importante lembrar que o padre, um homem de 67 anos, sofre sérias restrições de saúde.

A decisão ignora que o padre havia se afastado das funções eclesiásticas e da presidência da Fundação Terra, onde desenvolve um trabalho social que atendeu milhares de pessoas nos últimos 40 anos. Depois do afastamento, ficou isolado em sua residência — que é fixa, onde ele pode ser encontrado a qualquer momento —, de forma a não interferir nas investigações. Apesar de todo o apoio que tem recebido de milhares de pessoas na internet e em manifestações públicas nas ruas de Arcoverde (PE), o padre jamais estimulou ou insuflou movimentos, de modo a não causar comoção social ou desordem pública. 

E mais: agiu de boa fé ao concordar em se apresentar espontaneamente à Justiça após a decretação da prisão, sem criar mecanismos de retardamento do cumprimento da ordem legal.

NOTA DA DIOCESE DE PESQUEIRA EMITIDA NA ÉPOCA DA DENÚNCIA

Vimos, através desta, comunicar que o Exmo. Revmo. Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, Bispo Diocesano de Pesqueira, no exercício do seu ministério, como Pastor Próprio desta Igreja Particular, que lhe foi confiada pelo Romano Pontífice, considerando a disposição do cânon 1395, §2, do Código de Direito Canônico, DECRETOU, neste dia 30 de maio de 2023, a SUSPENSÃO DE ORDEM “AD CAUTELAM” do PADRE AIRTON FREIRE DE LIMA. 

Em consequência, o referido sacerdote fica privado do “Uso de Ordem” e não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental. 

Ser-lhe-á vedado, portanto, o exercício do ministério presbiteral e quaisquer cargos eclesiásticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES