PF apreende R$ 1 bilhão e investiga narcotraficantes em 8 Estados

Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa é especializada em tráfico internacional e interestadual de drogas

Realizando operação DownFall na última quinta-feira (04). | Polícia Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF), Receita Federal e a Polícia Civil do Paraná, prenderam 28 pessoas na operação Downfall, deflagrada nesta quinta-feira (4), os policiais apreenderam até o momento 36 veículos, armas, jóias, mais de 2,1 milhões em espécie, U$ 126 mil, R$ 228.170,46 em cheques e de 210 kg de cocaína.

5,2 toneladas de cocaína apreendida durante a operação. Foto: reprodução / Polícia Federal

Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa é especializada em tráfico internacional e interestadual de drogas, cerca de 350 Policiais Federais, 130 policiais civis e 25 auditores da receita federal cumprem 30 mandados de busca e apreensão no Paraná, em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, em Goiás e no Espírito Santo.

Veículos apreendidos durante a operação DownFall  / Foto: reprodução

Os investigados na operação deflagrada nesta quinta-feira responderão pelos crimes de pertinência a organização criminosa, tráfico internacional de drogas e associação para fins de tráfico, se condenados os suspeitos responderão com penas que podem chegar a 50 anos de reclusão. Além disso, por crime de lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 10 anos de reclusão por cada ação

Dinheiro apreendido durante a operação, nessa quinta-feira (4) - Foto: reprodução

De acordo com a PF, além do esquema de narcotráfico, os integrantes também estão envolvidos em outras práticas de crimes, como: homicídios, tráficos de armas de fogo, munições e acessórios. 

Leia Mais

Durante a investigação foi evidenciado que a organização criminosa constitui uma estrutura  logística para profissionalizar as ações de narcotráfico interestadual e internacional, utilizando especialmente o modal marítimo. Grande parte da produção de drogas movimentada pelo grupo, tinha como destino os portos da Europa

SIGNIFICADO DO NOME DA OPERAÇÃO:

O nome da operação Downfall faz alusão à efetiva desarticulação estrutural e financeira da Organização Criminosa, resultado este que é possível em razão da cooperação entre as instituições.

O QUE É NARCOTRÁFICO?

O narcotráfico é caracterizado pela venda de substâncias ilícitas, sendo, portanto, uma atividade ilegal. O faturamento obtido através da venda dessas substâncias é extraordinário, conforme estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) estima-se que a renda anual de drogas ilegais seja de 400 bilhões de dólares, correspondendo a aproximadamente 8% do comércio internacional, superando a indústria automobilística e a atividade turística no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES