PF conclui inquérito e indicia influencer Renato Cariani por tráfico de drogas

O relatório final resultou no indiciamento de Cariani e mais dois amigos pelos crimes de tráfico equiparado, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Inquérito contra Renato Cariani termina com três indiciados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma investigação de dez meses, a Polícia Federal (PF) de São Paulo concluiu neste mês o inquérito contra o influenciador fitness Renato Cariani, suspeito de desviar produtos químicos para a produção de grandes quantidades de drogas destinadas ao narcotráfico. O relatório final resultou no indiciamento de Cariani e mais dois amigos pelos crimes de tráfico equiparado, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Embora a investigação não tenha solicitado a prisão dos três envolvidos, todos estão respondendo em liberdade. O resultado da PF foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), que decidirá se irá ou não denunciar o grupo pelos crimes. A Justiça Federal terá a responsabilidade de decidir se o trio será julgado por eventuais acusações, com a possibilidade de punições, incluindo penas de prisão, caso sejam condenados.

Além de Renato Cariani, Fabio Spinola Mota e Roseli Dorth também são acusados pela PF de utilizar uma empresa química para falsificar notas fiscais de vendas de produtos destinados a multinacionais farmacêuticas. No entanto, esses insumos eram desviados para a produção de cocaína e crack, abastecendo uma rede criminosa de tráfico internacional liderada por facções como o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Renato, com mais de 7 milhões de seguidores no Instagram, é sócio da Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda. juntamente com Roseli. De acordo com a PF, eles tinham conhecimento e participação direta no esquema criminoso, com provas obtidas por meio de interceptações telefônicas autorizadas judicialmente de conversas e trocas de mensagens.

Fabio é apontado pela investigação como responsável por coordenar o repasse dos insumos entre a Anidrol e o tráfico, utilizando um falso e-mail em nome de um suposto funcionário de multinacional para dar seguimento ao plano criminoso. Ele já havia sido investigado anteriormente pela polícia por tráfico de drogas em Minas Gerais e no Paraná.

A PF revelou que, entre 2014 e 2021, parte dos materiais adquiridos legalmente pela Anidrol foi desviada para a produção de entorpecentes. Para justificar a saída dos produtos, a empresa emitiu aproximadamente 60 notas fiscais falsas e realizou depósitos em nome de "laranjas", utilizando irregularmente os nomes da AstraZeneca, LBS Laborasa e outra empresa.

A investigação apontou que, ao longo de seis anos, cerca de 12 toneladas de acetona, ácido clorídrico, cloridrato de lidocaína, éter etílico, fenacetina e manitol foram desviadas, substâncias essas utilizadas por criminosos para transformar a pasta base de cocaína em pó e em pedras de crack.

A PF iniciou a investigação após a Receita Federal identificar depósitos suspeitos de mais de R$ 200 mil feitos pela AstraZeneca para a Anidrol. A multinacional negou ter adquirido produtos da empresa do influenciador Renato e de sua sócia. Embora a investigação tenha identificado outros suspeitos no esquema criminoso, eles ainda não foram indiciados, pois aguardam a obtenção de mais provas. A PF também está em busca de informações sobre a comercialização da droga posteriormente e quem foram os responsáveis.

No ano anterior, a Polícia Federal realizou a operação Oscar Hinsberg para combater o grupo criminoso, cumprindo mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal em imóveis registrados em nome dos três suspeitos. Foram apreendidos equipamentos eletrônicos e objetos que passaram por análises periciais. Oscar Hinsberg, um químico que percebeu a possibilidade de converter compostos químicos em fenacetina, teve essa substância identificada como o principal insumo químico desviado, segundo a PF. Durante a investigação, a PF chegou a solicitar à Justiça as prisões de Renato, Fabio e Roseli, porém, a Justiça negou o pedido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES