PF cumpre mandados de busca e apreensão por invasão à conta de Janja no X

O inquérito foi iniciado pela PF para investigar o ataque hacker que ocorreu na noite de segunda-feira (11).

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Minas Gerais | Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) realizou quatro mandados de busca e apreensão relacionados à invasão da conta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, na rede social X, antigo Twitter. Os mandados, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foram executados em Minas Gerais.

O inquérito foi iniciado pela PF para investigar o ataque hacker que ocorreu na noite de segunda-feira (11), resultando em publicações ofensivas e pornográficas no perfil de Janja. A PF, em conjunto com a Advocacia-Geral da União, busca esclarecer o caso, que será vinculado a uma investigação anterior sobre ataques cibernéticos contra mulheres ligadas ao governo federal ou ao parlamento. 

Em pronunciamento no Instagram, a primeira-dama denunciou os ataques misóginos e violentos. “Na noite de ontem, os ataques de ódio e o desrespeito que eu sofro diariamente chegaram a outro patamar. Minha conta no X foi hackeada e, por minutos intermináveis, foram publicadas mensagens misóginas e violentas contra mim. Posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei”, escreveu.

Segundo publicação da CNN, a AGU notificou o X para congelar a conta de Janja durante as investigações. A CNN tentou entrar em contato com o X, mas não obteve sucesso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES